De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Panquecas de Limão e Framboesas


Há maneiras piores de começar o dia!
Depois de um sábado de calor e muito atarefado, com festas de aniversário, arrumações, piscina do Zé e troca de planos e alterações de ultima hora, o domingo começou mais calmo. Zé Maria, cansado dos últimos dias, acordou já passava das 11h30 da manhã. A manhã quase toda por minha conta, deu tempo para muita organização doméstica, e para começar o dia com panquecas de limão e framboesas, preparadas com limões caseiros que me tinham oferecido na véspera e framboesas que tinha trazido do mercado.
E assim, se começou o dia, juntamente com sumos naturais e café acabado de fazer, sentada na varanda com os passarinhos a chilrear e o sol a mostrar-se para mais um dia quente.
Claro que há maneiras bem piores de começar o dia!


Ingredientes para 2 pessoas (4 panquecas):


50g de framboesas frescas
raspa de 1/2 limão
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo pequeno
60ml de leite
5 colheres de sopa bem cheias de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de manteiga


Preparação:


Numa taça misture a farinha com o açúcar e o fermento. Acrescente depois o ovo e o leite e misture bem até obter uma massa lisa e sem grumos. Junte agora a raspa de limão e envolva bem.
Leve ao lume uma frigideira anti aderente grande e junte a manteiga, deixando derreter. Divida a mistura por 4 montinhos, de modo a formar 4 panquecas. Divida as framboesas pelas 4 panquecas (só as deve colocar agora que estas não se desfaçam, pois são muito delicadas), e quando começar a ver bolhinhas a formar à superfície vire as panquecas e deixe que cozinhem do outro lado.
Coloque no prato de servir e decore com mais framboesas, raspa de limão e umas folhinhas de hortelã. Se gostar sirva ainda com compota de framboesa e iogurte grego natural batido.


Bom Apetite!