De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - “Pão” de Banana e Earl Grey


De vez em quando, quando um dos miúdos está na escola, e o outro está a passar o dia semanal com os avós, tenho tempo para fazer as coisas que, com eles, muitas vezes não consigo. Ainda que, na maioria das vezes aproveite esse tempo para estar agarrada ao computador a responder a mails, a trabalhar em receitas, a fazer pesquisas, ou em qualquer outro projeto de exija a minha total atenção, outras vezes consigo ter alguns minutos para “aproveitar” o silêncio da casa. E foi num dia assim, que me virei para a minha biblioteca culinária e peguei num dos livros do Jamie, para o folhear, enquanto bebericava o meu café. Página atrás de página, receita após receita, e quase que sentia que mal tinha olhado para aquele livro, pois parecia que nem reconhecia as receitas. Uma delas foi este “pão”/bolo de banana com chá Earl Grey, que é apenas e só um dos meus favoritos. Pensei que não era muito normal ter deixado escapar aquela receita em particular, marquei-a, com o pensamento de a fazer em breve, e voltei à minha vida.
Ontem, reparei que algumas das bananas da fruteira estavam a ficar muito maduras -  “raspas” como diz o Zé Maria, que assim já não gosta de as comer. Lembrei-me do livro, e da receita e, enquanto o António dormia a sesta, as bananas lá se transformaram neste “pão”/bolo de banana, numa versão sem açúcar refinado adicionado, que ainda por cima é óptimo porque assim os miúdos podem comer mais à vontade. Fiz também algumas alterações, conforme os ingredientes que tinha em casa, mas ficou muito bem.
Aqui fica.

Ingredientes:
(adaptado de Jamie Oliver “Everyday Superfood”, página 82)

1 saqueta de chá Earl Grey
75g de tâmaras 
75g de avelãs
150g de farinha de trigo integral
50g de farinha de centeio
1 colher de chá de fermento em pó
2 bananas grandes e maduras
2 ovos
50ml de mel
4 colheres de sopa de azeite

Preparação:

Comece por preparar o chá com apenas 100ml de água a ferver e deixe ficar a saqueta cerca de 3 minutos.
Retire o caroço às tâmaras e coloque-as no robot de cozinha juntamente com as avelãs, as farinhas, o fermento e uma pitada de sal. Triture bem até as avelãs e as tâmaras estarem finamente picadas e misturadas nas farinhas. Acrescente depois as bananas, os ovos, o mel, o azeite e o chá anteriormente preparado, e misture tudo muito bem no robot novamente.
Coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente forrada com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 a 55 minutos, ou até estar cozinhado e dourado. 
Retire o “pão” do forno e cuidadosamente retire-o da forma, colocando-o numa grelha a arrefecer.
Sirva ao pequeno almoço ou lanches - ou até com o café - com frutos vermelhos, e um pouco de iogurte, ou simplesmente torrado e barrado com um pouco de manteiga e mel.


Bom Apetite!