De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Pão de Batata Doce e Mandioca


Há receitas que me deixam intrigada e curiosa. Os regimes alimentares de que agora se falam tanto, isentos de laticínios, glúten e açúcar deixam-me este bichinho de curiosidade de descobrir receitas diferentes. A questão do açúcar, e aprender a fazer coisas doces sem recurso ao mesmo é já um tema que pesquiso e procuro bastante. Começou com o pequeno Zé Maria e, em alguns aspectos e aos poucos alargo também para nós, principalmente para refeições e snacks durante a semana, como panquecas, papas, iogurtes e afins. 
A ausência de gluten e laticínios na alimentação, despertam-me apenas curiosidade e levam-me a ler com atenção receitas e a pensar “será que isto funciona?”.
Sei que há várias pessoas que têm problemas com o glúten. E várias vezes me pedem ajuda com receitas sem glúten. Eu realmente tento ajudar na medida do possível, mas não gosto muito e dar palpites, pois não sou nutricionista, médica ou dietista e não gosto de poder induzir as pessoas em erro…
Mas este pão – que tem a textura de um bolo mas não é doce – deixou-me intrigada.
Pode ser uma alternativa aos pães com farinha de trigo, mas também como não tem cereais, uma alternativa a quem os eliminou todos os cereais da sua alimentação. Para mim, foi uma receita curiosa de testar, e confesso que gosto bastante deste pão com uma bela fatia de presunto, pois acho que liga muito bem.
Fica a receita para testarem. De mente aberta. Sem estarem à espera que isto vos saiba ao pão como sempre o conhecemos, mas como uma coisa diferente que também é boa e que eu acho que vale a pena experimentar, nem que seja pela curiosidade da combinação de  ingredientes como a farinha de mandioca e a batata doce.

Ingredientes:
(in “30 dias para mudar de vida – Detox paleo – Joana Moura)

200g de farinha de mandioca (da mesmo com que se faz a farofa)
1 batata doce média assada – cerca de 150g (usei batata doce laranja)
4 colheres de sopa de óleo de coco (podem usar azeite)
4 ovos
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
sal q.b.

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e triture até ficar com uma mistura homogénea.
Coloque numa forma tipo bolo inglês previamente untada com um pouco de azeite e deixe a repousar, tapado com película aderente durante cerca de 2 horas.
Leve depois a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.
Deixe arrefecer e sirva em fatias com uma fatia de presunto ou paio, ou como acompanhamento de sopas.

Bom Apetite!