De: Pão, Bolos e Cia. (Ver receita )



Receita do - PÃO-DE-LÓ DE ÁGUA DE ANIVERSÁRIO

Faço este bolo quando tenho que rechear. É um bolo simples, que pode ser enriquecido com aroma de laranja, limão baunilha ou outro a gosto, bem como algumas colheres de chocolate em pó.
Pode ser simplesmente embebido numa calda doce de laranja assim que sai do forno ou arrefecido e cortado longitudinalmente e recheado, como foi o caso.

Serviu de bolo de aniversário com o tema do Shrek (empresto as figuras de plástico do bolo - excepto vela, a quem quiser).
Recheei com creme custard ligeiramente arrefecido, tal como no bolo de aniversário do Homem-Aranha do ano anterior.

Usei para cobrir pasta de açúcar covapaste, que é branca, e colori com as cores em gel que quis (ou que tinha, lol). Esta pasta de açúcar trabalha-se muito bem com a ajuda de amido de milho polvilhado num coador de rede fina.
Não vejo grande diferença entre as pastas de açúcar: covapaste e americana (que é brasileira!), pelo que opto pela primeira e faço a coloração desejada, sem grandes desperdícios.

Fiz assim



PÃO-DE-LÓ DE ÁGUA DE ANIVERSÁRIO


INGREDIENTES
Para o bolo:
6 ovos (gemas e claras separadas)
3 chávenas / 420g de farinha de trigo
3 chávenas /600g de açúcar
1 chávena / 250ml de água
este bolo não leva fermento

Para o recheio de custard:
500ml de leite frio
2,5 colheres (sopa) de farinha custard
3 colheres (sopa) de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
50g de manteiga
leite frio (para salpicar no bolo)

Para a cobertura:
geleia de alperce
covapaste
corantes
amido de milho

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar um tabuleiro de +/- 25x35cm com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal.

Na batedeira, bater muito bem as claras em castelo com uma pitada de sal. Em seguida, reduzir a velocidade e juntar o açúcar, as gemas, a água e a farinha, sem parar de bater até incorporar tudo.
Levar a assar 30 a 40min..
Desenformar ainda quente e retirar o papel vegetal.

Para fazer o creme, numa caçarola dissolver a farinha custard no leite, juntar o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e a manteiga. Levar ao lume mexendo sempre até engrossar (ponto de estrada ou um pouco menos).
Retirar o pau de canela e a casca de limão e deixar arrefecer ligeiramente antes de rechear.

No fim de frio o bolo, cortar a meio longitudinalmente.

Salpicar um pouco de leite frio nas superfícies recém-cortadas (para isso virar a parte de cima do bolo ao contrário). Rechear e sobrepor a camada.
Pincelar toda a superfície do bolo com geleia de alperce.
Esticar a covapaste pretendida com a ajuda de amido de milho e cobrir o bolo.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Compro a covapaste e os corantes por mail no catálogo do Istofaz-se;
- Evitar espalhar amido excessivo, na parte de cima da massa, quando se esticam cores fortes, para que depois evitar qualquer mancha;
- Pode-se fazer o bolo de um dia para o outro, cobrindo com o pano para não secar, e no dia do aniversário, corta-se ao meio, recheia-se e cobre-se;
- Para cortar o bolo ao meio, usar uma serra/fio apropriado ou marcar com meios palitos a zona do corte e com a ajuda de uma faca bem comprida realizar o corte. Levantar a parte de cima do bolo com a ajuda de uma tábua de cozinha fina ou com um cartão grande grosso.