De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Pasteis de Bacalhau com Batata Doce


Dizem que dá muito trabalho fazer pasteis de bacalhau. Eu não acho. Mas isso sou eu que tiro imenso prazer em os fazer. 
A receita, apesar de usar batata doce – porque eu acho que combina na perfeição com bacalhau – usa as quantidades da minha avó e o rácio que ela sempre usava e garantia que era assim que ficavam bem e a garantia que nunca rebentavam… certo ou errado é que usando as “quantidades dela” nunca tive pasteis de bacalhau a rebentarem ou a desfazerem-se. E mesmo com esta troca de batatas, os “bolinhos” de bacalhau, como lhe chamamos aqui em casa, ficaram muito bonitos, para além de deliciosos.
Como em todas as outras receitas, valem o trabalho em vez de se comprarem as versões congeladas preparadas com sabe-se lá o quê!
Espero que gostem!

Ingredientes para cerca de 15 pasteis:

Ingredientes:

190g de bacalhau grosso (pesado em cru)
300g de batata doce (pesadas em cru depois de descascadas)
1 ovo
1/2 cebola pequena
1 colher de sopa de salsa picada
pimenta q.b.

Preparação:

Cozem-se as batatas com o bacalhau. Depois de cozido, escorre-se tudo muito bem. O bacalhau limpa-se de peles e espinhas e embrulha-se num pano, fazendo uma bola, e esfrega-se e aperta-se sobre a mesa, até ficar desfeito.
As batatas, depois de escorridas, põe-se novamente na panela, onde vão ao lume para ficarem bem secas. Passam-se então pelo passe-vite ou esmagam-se bem com um garfo ou utensílio próprio.
Junta-se as batatas ao bacalhau, a cebola e a salsa, mexe-se bem e tempera-se com pimenta.
Seguidamente junta-se o ovo e amassa-se tudo muito bem. Moldam-se os bolinhos com a ajuda de 2 colheres de sopa e fritam-se em azeite bem quente. (Em alternativa podem colocar-se no forno a 1ȰC durante cerca de 15 minutos).
Sirva com uma salada verde ou legumes cozidos!

Bom Apetite!