De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Pataniscas de Salmão e Alho Francês e Arroz de Espigos Aldrabado


É algo que aprendi com a minha mãe. Há um dia por semana em que todas as caixinhas com sobras que habitam o frigorífico saem cá para fora. Em casa dos meus pais, é dia de comer acepites variados, de cada um escolher e comer a sua sobra favorita. Em minha casa faço algo parecido, mas normalmente dou-lhe uma roupagem nova.
Neste último dia de “limpeza” ao frigorífico havia um resto de salmão – 1 posta inteira – e sobras de arroz. Havia na gaveta dos legumes um pequeno alho francês solitário e um restinho de espigos. Estava dado o mote para o jantar. O que não daria para dois, acabou por dar para 2 adultos e 2 pequenos. E foi um jantar muito elogiado. Por mais que cozinhe, por mais receitas novas que teste, acho que das coisas que mais gosto é mesmo “inventar2 com o que vive no frigorífico evitando assim todo e qualquer desperdício.

Ingredientes:
1 posta de salmão
1 alho francês
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ovo
150ml de leite
sal e pimenta q.b.

1 taça de sobras de arroz branco
1 mão cheia de espigos de couve
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
azeite q.b.

Preparação:

Para as pataniscas. Limpe a posta de salmão de peles e espinhas. Numa taça coloque a farinha, o ovo e o leite. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente o salmão desfeito em lascas e o alho francês cortado em rodelas fininhas e previamente lavado. Envolva bem.
Frite depois em azeite ou óleo vegetal colheradas de massa. Deixe alourar de um dos lados antes de virar e deixar cozinhar do outro lado. Escorra sobre papel absorvente antes de servir.
Para o arroz de espigos aldrabados. Coza os espigos em água a ferver temperada de sal. Assim que os espigos estiverem cozidos escorra-os e guarde um pouco da água de cozedura.
Entretanto pique a cebola e o dente de alho e leve a alourar num tacho, juntamente com um pouco de azeite e a folha de louro. Acrescente depois os espigos já cozidos e escorridos e o arroz. Envolva bem e solte o arroz com um pouco da água de cozedura dos espigos.
Sirva o arroz com as pataniscas de salmão e alho francês.

Bom Apetite!