De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Patê de Chouriço e os 3 anos do Zé Maria


Ontem o meu filho mais velho, o Zé Maria, fez 3 anos. 3 anos de um miúdo que me surpreende todos os dias. Que tem tanto de encantador como de terrorista. De doce como de malandro. Que tão depressa dá beijinhos como logo a seguir está casmurro. De um miúdo que acho que vai ser tão falador como a mãe, tão prestável como o pai, e que tem já uma personalidade muito forte e vincada. Teimoso. Simpático. Desafiador. Amoroso.
Fez 3 anos da chegada à meta, após uma caminhada difícil e demorada. 3 anos da concretização de um sonho. O dia de nascimento do Zé Maria, para mim, não é apenas o dia em que um filho nasceu para este pai e esta mãe e toda esta família que o adora. Foi o dia em que também nasceu para toda uma equipa que trabalha para concretizar sonhos em forma de bebés, e que nos ajudou a chegar até aqui. Para o meu querido Dr. Sidónio que é também “pai” dele. Para a Rita e as outras biólogas que nos ajudaram a concebê-lo e que são também “mães” dele, assim como toda a restante equipa de enfermeiros, médicos, biólogos, que partilharam connosco a alegria de um resultado positivo depois cinco anos, de muitos e variados exames, de muitas ecografias, de tentativas falhadas e de picadas sem fim. Ontem o Zé Maria fez 3 anos. E enquanto o meu pequeno rapazinho soprava as 3 velas do seu bolo de aniversário feito com muito amor e carinho, eu pensava na Ana, na Sara, na Isabel, na Vanessa, na Cláudia, na Soraia. Em todas as pessoas que estão de alguma forma na minha vida e que vivem um percurso cheio de dificuldades, tal como o meu, e que eu espero e desejo que tenha um final feliz. 
Já fez 3 anos o meu filho. E houve um almoço em família cheio de coisas boas e simples para comemorar, onde a receita mais simples surpreendeu todos e arrancou muitos elogios.



Ingredientes:

1 chouriço de carne de boa qualidade 
5 colheres de sopa de maionese (podem usar caseira)

Preparação:

Retire a pele ao chouriço e corte-o em pedaços. Coloque-o numa picadora ou robot de cozinha e pique-o. Acrescente depois a maionese e continue a picar até obter um patê com a consistência desejada.
Coloque numa tacinha e sirva com tostinhas, pão fresco ou bolachas de água e sal.

Bom Apetite!