De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Peito de Pato com Acelgas e Batatinhas com Molho de Leite Evaporado e Mostarda


É sempre um desafio, quando uma marca nos lança a “escada” e nos pede para desenvolvermos uma receita usando um determinado produto. Foi assim que a Nestlé me desafiou com a criação de uma receita usando leite evaporado.
Já tinha usado leite evaporado algumas vezes. Para quem não está familiarizado com este produto, é simplesmente leite, ao qual se retira água de modo a que este fique com uma textura mais cremoso, mais semelhante às natas. A vantagem é que tem muito pouca matéria gorda, cerca de 6%, e consegue substituir as natas nas mais variadas receitas.
Numa altura em que queremos poder fazer uma alimentação mais equilibrada e existem tantas pessoas com limitações no consumo de gorduras, esta é uma excelente alternativa. Apesar de conhecer este produto, nunca o tinha visto como uma alternativa às natas, e durante alguns dias pude experimentar várias receitas onde normalmente usamos natas, mas substituindo-as pelo leite evaporado. Seja para molho para massas mais ligeiros, para fazer panacotas deliciosas, para recheios de quilhes, fritatas, bacalhau com natas, todas resultaram muito bem, e é uma vantagem saber que estamos a fazer as receitas de sempre com menor teor de gordura.
No meio de tantas receitas, resolvi partilhar convosco um peito de pato  com um molho que tradicionalmente é feito com natas e mostarda, mas onde foi utilizado o leite evaporado.
Ficou igualmente delicioso, e ninguém reparou na alteração.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 peito de pato (magret)
12 batatinhas tipo primor
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho
1 molhinho de acelgas (ou espinafres)
1 colher de chá de mostarda de Dijon
50ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Limpe o peito de pato de excesso de gorduras e, com uma faca afiada, faça pequenos golpes na pele, sem chegar à carne, de modo a criar um padrão em losangos. Tempere o peito de pato com sal e pimenta.
Leve depois uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer bem. Sem adicionar nenhuma gordura coloque o peito do pato na frigideira com a pele virada para baixo e deixe cozinhar cerca deņ minutos até a pele estar dourada e crocante. Vire do outro lado e deixe cozinhar mais 6 minutos, até que o peito fique cozinhado. Retire e deixe repousar (Atenção que o peito de pato deve sempre repousar alguns minutos antes de ser cortado, e nunca deve ser servido muito passado, mas sim rosado).
Acrescente o vinho branco à gordura que entretanto se libertou na frigideira e deixe ferver até evaporar o alcool. Acrescente repoiso leite evaporado onde previamente misturou a mostarda, retifique de sal e pimenta e deixe levantar fervura. Retire do lume e reserve.
Entretanto coza as batatas em água temperada de sal até que fiquem macias. Retire-as e corte-as ao meio no sentido longitudinal.
Lave e corte as acelgas numa juliana grossa. Leve uma frigideira ao lume com o dente de alho bem picadinho e o azeite  e deixe começar a aquecer. Acrescente as acelgas e deixe-as saltear (levam apenas alguns minutos). Retire.
No prato de servir coloque as acelgas salteadas e por cima destas disponha as batatas e o peito de pato previamente cortado em fatias finas depois de ter repousado.
Regue com um pouco de molho de leite evaporado e mostarda, levando o restante para a mesa para que cada um se sirva a seu gosto.


Bom Apetite!