De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Peixe ao Vapor com Molho de Maçã e Curcuma


Muito obrigada a todos os que no sábado estiveram na Feira do Livro da Figueira da Foz. Não estava à espera de tantas pessoas, e foi uma alegria ver tantos por lá. Acabou por ser um final de tarde muito divertido e agradável. É sempre bom conhecer os leitores e poder estar um bocadinho com eles e trocar algumas palavras e ideias e ver os amigos que acabam sempre por nos fazer uma surpresa.
O resto do fim de semana passou-se entre jantar com amigos para conhecer um novo restaurante, um almoço com outros amigos para colocar a conversa em dia e “matar” saudades, aproveitar os miúdos, ir às compras ao mercado da cidade, ver séries no descanso do sofá e também de fazer planos em família. Ainda houve tempo para visitar a tia, ir à missa,  tomar café com uns amigos e de receber outros em casa para um café e uma fatia de galette de figos e amêndoa.
Como estão a ver foi um fim de semana muito preenchido, que passou muito mais depressa do que todos gostaríamos.
E agora é receber a nova semana que começa hoje com uma receita muito saborosa!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 tranches de peixe (pescada ou outro peixe branco a gosto)
1 maçã
1 cebola pequena
2 dentes de alho
100ml de vinho branco
1 colher de café de curcuma (açafrão das índias)
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
100ml de natas

Preparação:

Tempere o peixe com sal e pimenta e coloque-o no cesto de vapor, dentro de uma panela com um pouco de água, para que este cozinhe a vapor.
Entretanto prepare o molho.
Pique a cebola e os dentes de alho finamente e leve ao lume com um pouco de azeite. Deixe refogar uns minutos e junte a curcuma. Entretanto descasque a maçã e corte-a em pedaços. Triture-a com a ajuda de uma varinha mágica ou robot de cozinha e acrescente a polpa da maçã à frigideira com a cebola deixando refogar mais um pouco.
Junte depois o vinho branco, reduza o lume e deixe evaporar, fervendo uns minutos. Acrescente depois as natas e retifique os temperos.
Sirva o peixe com o molho de maçã e curcuma e acompanhe com arroz branco e legumes cozidos.

Bom Apetite!