De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Peixe Estufado em Tomate e Ervilhas com Puré de Batata Doce


A rotina instalou-se aqui em casa. Há horas de acordar. Há que lavar caras e dentes. De os vestir, preparar e tomar o pequeno almoço. Há que vestir o bibe, colocar os dois no carro e seguir para o Jardim de Infância. O António segue a rotina porque não tem outro remédio. O Zé Maria está a reagir muito bem à escola. Anda feliz e divertido e quando o vou buscar tem dias que ainda quer ficar mais um bocadinho. As nossas rotinas são agora diferentes. Há muito menos tempo para as ronhas da manhã, que tantas vezes nos deixavam de pijama até às 11 da manhã. Já não há grandes brincadeiras pela manhã. Depois de o deixar na escola volto para casa com o António. Outras vezes vamos ao supermercado ou fazer qualquer outra coisa que seja necessária. 
Mudou a rotina de todos, mas acho que nos estamos a adaptar bem. E aos poucos a rotina começa a fazer parte de nós, como se já fosse assim desde sempre.
Até a rotina cá de casa, a fazer as ementas mudou. Planeio o que nós vamos comer em função do que ele comeu na escola ao almoço. Se come peixe ao almoço na escola, será carne ao jantar em casa. Se ao almoço comeu arroz, tentamos comer batata ao jantar… Certamente que não serei a única! E num destes dias houve peixe com batata doce e ervilhas para contrariar a massa com frango do almoço da escola!

Ingredientes para 2 pessoas:

500g de lombos de peixe (qualquer peixe branco sem pele ou espinhas)
1 tomate coração de boi
1 cebola pequena
1 folha de louro
1 chávena de ervilhas congeladas
2 dentes de alho
1 colher de sopa de oregãos
400g de batata doce
Azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique a cebola com os dentes de alho e leve a alourar num tacho, com um pouco de azeite juntamente com a folha de louro. Junte depois o tomate previamente cortado em pequenos pedaços e os oregãos. Tempere com um pouco de sal e de pimenta e deixe ferver uns minutos em lume brando. Acrescente depois o peixe, previamente cortado em pedaços não muito pequenos e as ervilhas. Deixe cozinhar até as ervilhas e o peixe estarem macios e o molho apurado.
Entretanto descasque as batatas doce e leve-as a cozer em pedaços, em água temperada de sal. Escorra bem as batatas e esmague-as com um utensílio próprio ou com um passe vite. Se necessário acrescente um pouco de leite e tempere a gosto. (Pessoalmente só coloco um pouco de sal.)
Sirva o peixe estufado com as ervilhas e o tomate acompanhado com a batata doce.

Bom Apetite!