De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Perna de Peru com Limão e Alho

Pode parecer pouco imaginativo a perna de peru para ementa de fim de ano, mas para quem não tem por hábito comer esta carne no Natal, creio que pode ser uma boa sugestão. Além do mais os assados são simples de fazer, não exigem grande atenção e permitem ocupar o restante tempo a fazer as entradas, sobremesas e acompanhamento.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 perna de peru com cerca de 2kg
8 dentes de alho
1 limão
75g de manteiga
2 folhas de louro
2 cebolas
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere a perna de peru com sal e pimenta.
Descasque as cebolas e corte-as em quartos colocando-as no fundo de um tabuleiro de ir ao forno. Junte as folhas de louro partidas.
Num almofariz esmague os dentes de alho com a manteiga junte a raspa da casca do limão e ainda um pouco mais de sal e pimenta. Barre toda a carne com esta mistura (e barre também a pele do peru) e coloque-a no tabuleiro sobre a cama de cebola, regando com o sumo de limão. Tape bem com papel de alumínio, leve a forno moderado (180ºC) e deixe cozinhar cerca de 2h. Ao fim deste tempo retire o papel de alumínio - e vai ver que apesar de não ter juntado líquido terá uma boa quantidade de molho no fundo do tabuleiro - aumente a temperatura do forno e deixe cozinhar mais um pouco até a pele estar bem tostadinha.
Sirva com arroz de festa e couves salteadas.

Bom Apetite!