De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Piadini de Atum


Há muito que esta receita andava marcada para fazer. Perfeita para uma refeição ligeira de domingo à noite, foi sendo adiada até quase cair no esquecimento. Mas parece que chegou o dia de finalmente a preparar.
O que realmente me chamou a atenção foi o “pão”, a “piadini”, que é uma opção fantástica para desenrascar quando não temos pão, e que permite todas as combinações de recheio que quisermos e que tivermos disponíveis.
É realmente uma forma fantástica de termos uma refeição em pouco tempo e sem grande esforço.
Usei uma combinação simples e pratica de atum e queijo – muito mais simples do que a sugestão do Jamie Oliver na receita original – mas experimentem estas “piadini” com o recheio que desejarem e ficarão certamente satisfeitos com o resultado final.
Espero que gostem!


Não querendo começar a parecer aborrecida, relembro que continua o passatempo Chef de Família Hotpoint, até dia 28 de Fevereiro. Se ainda quiserem participar, não se esqueçam de enviar uma receita com legumes e citrinos até dia 28 para o email [email protected]tmail.com


E se quiserem conhecer a horta Terra Fresca (em Bencanta – Coimbra), e participar num workshop dedicado ao tema da Laranja, já sabem que basta inscreverem-se no mail [email protected]gmail.com




Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Save with Jamie – Jamie Oliver, Página 254)


250g de farinha com fermento
125ml de água
sal q.b.
azeite q.b.


1 lata de atum em água
75g de queijo ralado (usei queijo da ilha, mas podem usar mozarella ou outro a gosto)
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de maionese


Preparação:


Numa taça misture a farinha com um pouco de sal e a água e amasse bem até obter uma massa macia e elástica. Se necessário acrescente mais um pouco de água ou de farinha consoante a massa estiver demasiado molhada ou seca.
Divida a massa em duas bolas e forme com cada pedaço um disco com cerca de 18cm de diâmetro. Pincele depois cada disco com um pouco de azeite.
Numa frigideira anti aderente coloque um pouco de azeite e deixe aquecer. Coloque depois a massa na frigideira e deixe cozinhar cerca de dois ou três minutos de cada lado até que fique dourado e com uma espécie de “pães” achatados. Repita para o outro disco de massa.
Entretanto, numa taça mistura o atum escorrido com o queijo ralado, a maionese e a salsa picada.
Abra ao meio cada um dos “pães” que preparou anteriormente e divida o recheio de atum por cada um deles. Feche com a outra metade dos “pães”.
Leve-os novamente ao lume, na frigideira e deixe cozinhar mais dois minutos de cada lado apenas para derreter o queijo e aquecer o recheio.
Sirva de imediato, cortado ao meio e com uma salada verde, se desejar.


Bom Apetite!