De: Pão, Bolos e Cia. (Ver receita )



Receita - PIZZA – ARTISAN BREAD

Todos gostamos de pizzas, todos temos várias receitas de massa de pizza anotadas. Aqui já se falou da massa de pizza do Jamie Oliver que tanto faz Focaccia como Pizza, bem como da Massa de pizza ultra-rápida.
Mas mais rápido que fazer uma massa ultra-rápida é ter uma massa já feita!

Usando a Receita base do Artisan Bread que se conserva no frigorífico até 15 dias, pode-se retirar uma porção, esticar na pedra enfarinhada e rechear.
Esta massa pode ser mais ou menos esticada, agradando os apreciadores das massas altas e fofas, ou finas e estaladiças.

Ficam aqui mais duas sugestões de recheio: Pizza do Mar com atum, delícias do mar e cebola e Pizza vegetariana com courgete e cebola, as duas com base de molho de tomate e manjericão e mozzarela. Outras sugestões de recheio ficam aqui e aqui.

Fiz assim



PIZZA - ARTISAN BREAD


INGREDIENTES

Receita base do Artisan Bread
molho de tomate e manjericão
mozzarela fresca em fatias/curada ralada
orégãos
azeite de alho (pulverizar no fim de prontas)

Pizza do mar:
atum desfiado
delícias do mar cortada em tiras finas

Pizza vegetariana:
Courgete parcialmente descascada em rodelas
Cebola em meias luas finas

PREPARAÇÃO
Retirar uma porção de massa do tamanho de uma laranja, do frigorífico. Colocar na pedra enfarinha. Deixar a massa ambientar cerca de 15-30min..

Com a ajuda de farinha, esticar a massa em círculo. Colocar numa grelha de pizza, num tapete de silicone, sobre papel vegetal ou forma untada.

Pré-aquecer o forno a 230ºC.

Cobrir os discos de pizza com o molho de tomate, queijo e restantes ingredientes. Usei a mozzarela fresca na pizza vegetariana e a curada ralada na pizza de atum. Polvilhar com orégãos.
Levar a assar a 180ºC até as bordas da massa estarem douradas.

Assim que sair do forno, pulverizar as pizzas com um pouco de azeite de alho.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para polvilhar farinha na pedra, ao esticar massas, pode-se usar um passador/coador pequeno para a espalhar uniformemente;
- Se possuir laje de terracota, colocá-la quando pré-aquecer o forno e com a pá grande do pão bem enfarinhada, deslizar a pizza rapidamente para cima da pedra, no fim de quente.