De: Pão, Bolos e Cia. (Ver receita )



Receita - PIZZA

Como já se sabe, cá em casa todos são fascinados por pizza. Eu cá gosto muito de pizzas caseiras, talvez porque desde miúdo me habituaram assim.

No fim de folhear pela enésima vez um dos livros do Jamie, apeteceu-me pizza. E se o apetite veio depressa, mais depressa se fez a pizza.

É uma animação na cozinha, o Rê gosta de compor as pizzas subindo a um banco e espalhar o molho e distribui os ingredientes. Desta vez não houve molho, porque resolvi fazer uma versão do norte de Itália em que se usam rodelas de tomate e assim ainda foi mais rápido.

A massa foi a primeira coisa a fazer, tudo na máquina e já está, usei a receita da Foccacia já aqui publicada.
Para uma massa sem fermento biológico e que por isso não precisa de levedar, ver a Massa de Pizza Ultra-rápida, que é óptima para momentos inesperados.

Fiz assim



PIZZA


INGREDIENTES
massa de pizza (foccacia)
tomates maduros
queijo mozzarela fresco
queijo mozzarela curado e ralado
queijo tipo flamengo fatiado
manjericão fresco
ananás fresco
fiambre
cebola às rodelas finas
azeitonas pretas
pimenta
orégãos
azeite

PREPARAÇÃO
Esticar a massa finamente numa forma e deixar levedar mais 20min.
Dispor uma camada de rodelas de tomate, polvilhar com folhinhas de orégãos secos e passar um fio de azeite. Espalhar as fatias de queijo, o manjericão, o queijo mozzarela fresco desfeito com os dedos e o mozzarela ralado. Polvilhar com mais orégaos, pimenta e um fio de azeite.

Na outra pizza, a base é a mesma, mas por cima das fatias de queijo colocar as fatias de fiambre rasgado e o ananás também cortado com os dedos. Salpicar com orégãos, pimenta e fio de azeite.
Nesta pizza optei por colocar um ovo cru no centro.
Levar ao forno até o queijo estar derretido e as bordas douradas mas não muito secas (pico com um garfo para ver).

(na foto os pratos que a prima Bern nos trouxe do Brasil)

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Os ingredientes cortados à mão ficam com melhor aspecto e o ananás sempre solta o seu sumo;
- Só no fim de já estarem no forno é que me lembrei das rodelas de cebola e das azeitonas pretas descaroçadas que esqueci;
- A minha preferida é de manjericão e mozzarela;
- A massa pode ser feita com alguma antecedência, didida em bolas, equivalentes a cada pizza, e mantida no frigorífico. Na altura de cobrir é só esticar e prosseguir. Para poupar tempo, esticar as bases e assá-las 7min. em forno já quente e retirar, deixando arrefecer (podem ser congeladas). Depois, quando cobertas, levar ao forno aquecido para acabar de assar e derreter o queijo. Poupa-se tempo, assim.