De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Queijo Fresco com Manjericão e “Churrasquinho” Temperado


Durante os fins de semana quentes de verão, o nosso jardim e a nossa churrasqueira foram palco de muitas reuniões de amigos e família. De almoços e jantares e lanches marcados em cima do joelho, em que uns trazem isto, outros aquilo, em que em poucos minutos decidimos o que fazer e se necessário se dava um saltinho ao supermercado ou a casa de alguém.
Muitas vezes de “reciclou”, aproveitou e transformou. E fizemos muito com pouco.
Enquanto o tempo nos permitir, estes encontros vão continuar pelo jardim e ao ar livre, e com opções mais frescas. Das coisas favoritas que fomos fazendo, destaco duas. Um simples queijo fresco que com o tempero certo fez as delícias de quem gosta, e um aproveitamento das sobras do churrasco, que tantas vezes não sabemos o que fazer.
Hoje não trago bem receitas, mas daquelas sugestões que fazem parte da cozinha de todos. As ideias que me (nos) fazem tanto gostar de cozinhar e de partilhar.


Queijo Fresco com Manjericão:

Corte o queijo fresco em fatias não muito finas e tempere com um pouco de pimenta moída na hora, regue com azeite virgem extra e termine com algumas folhas de manjericão cortadas grosseiramente. Envolva bem e acompanhe com pão fresco.



“Churrasquinho” Temperado:

Corte em pedaços do mesmo tamanho as sobras do churrasco (entremeada, costeleta, salsichas….) Coloque numa taça e misture azeite, 3 ou 4 dentes de alho bem picadinhos, um molhinho de coentros também picados, e um pouco de vinagre de vinho tinto. Tempere com um pouco de pimenta moída no hora e envolva bem todos os ingredientes deixando ganhar sabor pelo menos umas duas horas antes de servir. Acompanhe com pão fresco.

Bom Apetite!