De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Queques de Banana e Nozes com Chocolate


Este fim de semana que passou foi, para nós, um fim de semana de preparar o natal. Acordamos e depois de um pequeno almoço demorado os 4 (5!) à mesa - habito que temos quase todos os sábados - foi altura de decorar a nossa casa de Natal. Montamos a árvore, colocamos luzes e decorações e a coroa na porta da entrada. Por aqui chegou definitivamente o Natal.
Depois de almoço, enquanto o António dormia, - e porque tinha prometido ao Zé - foi altura de ir preparar uns queques de banana e nozes com a ajuda dele.
Houve ainda tempo para pintar caixas de madeira para os cabazes, ligar o forno a lenha e fazer pizas caseiras e castanhas.
E no domingo, foi dia de preparar a compota de natal (de abóbora) deste ano. Se estiverem interessados na receita podem encontrá-la no blogue A economia cá de casa.
Mas o que interessa mesmo é a receita dos nossos queques, que ficaram deliciosos e foram depois o nosso lanche

mesmo com um rapazinho apressado a perguntar se já estavam prontos 1 minuto depois de terem entrado no forno, e que depois não saía de ao pé deles enquanto estes arrefeciam

Uma sugestão para o vosso fim de semana!

(E vou fazer-vos um pedido. Gostava muito, mais por questões de funcionalidades do que propriamente de ego, de chegar aos 10 mil seguidores no instagram - não sei se sabem que há funcionalidades que só ficam desbloqueadas quando se chega aos 10 mil seguidores, funcionalidades essas que me davam imenso jeito. Portanto, se asinha não me seguem, e até gostam de ver um pouco do que se passa na minha cozinha em tempo real, façam o favor de me seguirem. Ficarei muito grata. Sigam-me aqui: https://www.instagram.com/joanaroque78/)

Workshops a pensar nas Festividades já este fim de semana:

Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações [email protected]

Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro - Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações [email protected]

Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações [email protected]


Ingredientes para 12 queques:
2 bananas pequenas maduras
30 ml de leite
100g de manteiga derretida
150g de farinha
150g de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
2 ovos
75g de nozes
75g de chocolate partido em pequenos pedaços

Preparação:

Descasque as bananas, corte-as em pedaços e coloque-as numa taça. Junte a manteiga, o leite, a farinha, o açúcar o bicarbonato, o fermento, a canela e os ovos e triture com a varinha mágica até obter uma massa homogénea.
Acrescente depois as nozes e envolva na massa.
Forre um tabuleiro de 12 queques com forminhas de papel frisado e divida depois a massa pelas forminhas. Por cima o chocolate partido.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até os queques estarem cozidos.
Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!