De: Sabor no Prato (Ver receita )



Receita - Receita de Cupcake de Leite Ninho

Receita fácil de cupcake de leite ninho

Fiz alguns cupcakes de leite ninho para servir na festinha de 2 aninhos do Daniel além de encomendar um bolo de chocolate. Assim, quem não gosta de chocolate e, também o Daniel (que não come chocolate ainda), pôde comer algo gostoso na festa. Foi a primeira vez que fiz estes cupcakes de leite ninho e, pelos elogios, ficaram muito bons. A receita é simples e prática. Veja só:


Receita de Cupcake de Leite Ninho


Ingredientes:

Para a massa:
2 ovos (gemas e claras separadas)
1/2 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de manteiga (bem cheias)
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de leite ninho (bem cheias)
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Forminhas de papel para cucpake e assadeira própria para assar

Para o recheio:
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de leite ninho
1 caixinha pequena de creme de leite
4 colheres (sopa) de leite de coco

Para a cobertura:
1 caixinha de chantily pronto para bater (Deixar na geladeira por, no mínimo 12 horas)
4 colheres (sopa) de leite ninho (bem cheias)

Confeitos para enfeitar


Modo de Preparo:
Massa: Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira ou na mão mesmo, bata as gemas, o leite, a manteiga, o açúcar peneirado, o leite ninho e a baunilha. Bata bem até ficar homogêneo. Acrescente a farinha de trigo, também peneirada, e continue batendo. Junte o fermento em pó e misture com uma colher. Por último, incorpore as claras em neve delicadamente à mistura do bolo. 
Distribua as forminhas de papel na assadeira ou nas forminhas de silicone e coloque porções da massa nas forminhas de cupcake preenchendo até 2/3 da forminha (se colocar mais o bolinho cresce e derrama). Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 25 minutos ou até estarem dourados e assados. Fique de olho para não queimar. Depois é só retirar do forno e reservar.




Recheio: Em uma panela, ao fogo baixo, coloque a manteiga, o leite condensado, o leite ninho e misture bem. Vá misturando até ficar bem uniforme. Quando começar a desgrudar da panela junte o creme de leite e misture tudo até ficar homogêneo. Retire do fogo e acrescente o leite de coco. Misture e reserve.

Cobertura: Retire a caixinha de chantily da geladeira e bata na batedeira até ficar bem firme. Siga as instruções de uso da própria caixinha. Acrescente o leite ninho aos poucos. Um colher de cada vez. Se achar necessário pode colocar mais ou menos leite ninho. A textura da cobertura fica ao seu gosto. Depois de batido reserve.

Montagem: Com uma faca, faça cortes profundos nos bolinhos e coloque o recheio (veja na foto). Coloque o bico de confeitar que você escolheu dentro de um saco de confeitar. Corte a ponta do saco e coloque a cobertura dentro (veja neste post como colocar a cobertura no saco de confeitar de maneira fácil). Agora é só colocar a cobertura no cupcake fazendo a decoração. Enfeite com confeitos de sua escolha e está pronto.



Cupcake de leite ninho

O post ficou grande mas a receita é bem simples de fazer. Eu fiz com o Daniel aqui em casa em volta de mim (tendo que parar algumas vezes para dar atenção a ele) e deu tudo certo. É fácil, fácil. Assim que for possível espero filmar esta receita para ficar ainda mais simples. 

Os confeitos quem, pacientemente, colocou foi a minha sobrinha Gabriela :).

Se você não quiser rechear e cobrir os bolinhos também vai ficar bom. Foi assim que o Daniel comeu, sem recheio e sem cobertura, e comeu bastante, rsrs.

UPDATE: Esta receita rende em torno de 12 cupcakes.


Mais receitas de cupcakes do blog: