De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Salada de Bacalhau com Broa e Grão de Bico e um Azeite Especial


Recebi recentemente cá em casa, uma daquelas ofertas sempre especiais: azeite virgem extra Ribatejano, da Casa de Anadia, um azeite d.o.p. – denominação de origem protegida, produzido em propriedade dos condes de Anadia, a Quinta do Bom Sucesso.
Ora eu nem sequer conhecia este azeite, e fiquei com  vontade de experimentar. Azeites de zonas diferentes têm paladares e aromas diferentes – tal como os vinhos e os cafés, pelo que é sempre agradável ter um azeite de uma origem que não se conhece tão bem para tentar descobrir estas diferenças.
Além disso, tinham-me proposto um desafio, testá-lo em várias receitas. Durante alguns dias, e com algumas receitas tão diferentes entre si, como bolo de azeite e café, receitas mais tradicionais de bacalhau e até molhos para saladas, lá fui eu experimentando os azeites que me enviaram, o D.O.P. e também, o Private Collection, ambos da Casa Anadia.
De entre tudo o que experimentei, esta salada, comida na varanda num dia de particular calor, ficou-me no palato e acho que o azeite que usei (o D.O.P.), fez toda a diferença, pelo seu sabor mais frutado e picante.
Deixo-vos o resultado final, uma bela e fresca salada para o verão e a minha experiência com este azeite que, apesar de não conhecer anteriormente fiquei a gostar bastante. Afinal não há nada como um bom azeite português!



Ingredientes para 2 pessoas:


1 posta de bacalhau previamente cozido ou assado (podem usar sobras de uma outra refeição)
250g de grão de bico cozido
1 pepino pequeno
15 tomates cereja (ou tomate maduro partido em cubos)
1 molho de coentros frescos
1 fatia grande de broa de milho
1 dente de alho
1/2 pimento verde
sal e pimenta q.b.
uma dose generosa de azeite D.O.P Casa Anadia (azeite virgem extra)


Preparação:


Numa saladeira comece por colocar o bacalhau previamente lascado e limpo de peles e de espinhas. Acrescente o grão de bico e o dente de alho ralado, um pouco de azeite e misture.
Entretanto parta a broa em cubos pequenos assim como o pimento e corte o tomate cereja ao meio. Coloque tudo na saladeira e regue com mais azeite para que os sabores se comecem a desenvolver.
Retire parte da casca do pepino e corte-o ao meio no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma colher retire-lhe as sementes e corte-o depois em cubinhos. Junte na saladeira aos restantes ingredientes, assim como os coentros frescos previamente picados.
Tempere a gosto com uma pitada de sal e com pimenta e regue mais uma vez abundantemente com o azeite.
Deixe repousar pelos menos 30 minutos e sirva à temperatura ambiente. (E se for guloso, regue com um pouco mais de azeite!)


Bom Apetite!