De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Salada de Couscous com Abóbora e Peito de Frango Assado


Chegar a casa depois das férias implica sempre a logística habitual de desfazer malas, fazer máquinas de roupa e ir às compras.
Depois das malas desfeitas, das máquinas de roupa  – que demoram mais a secar do que eu esperava porque não tem estado muito sol por aqui, e da ida às compra para repor stock de iogurtes, manteiga, queijo, fiambre, leite e alguma fruta, é também tempo de dar um salto à horta e ver o que está por lá a necessitar de ser colhido.
A ida à horta fez-se de manhã. Uma manhã com nuvens e bastante fresca para Agosto. E vim para casa carregada: muitos tomates (cereja, coração de boi e chucha), abóbora hokkaido,  morangos, framboesas, beringela, courgete, adelgas. manjericão verde e roxo, salsa, ceboleta, hortelã normal, limão e chocolate, pepino e aipo.
Claro que com um “cabaz” destes, a inspiração para as refeições da semana se baseiam em muitos legumes coloridos. A ver se aproveito também – que a gravidez já vai avançada, nas 34 semanas – para fazer algumas refeições para congelar para os primeiros tempos em casa. Fiz o mesmo quando estava grávida do Zé Maria e aconselho a todos!
Para começar, uma salada de couscous com peito de frango assado. Pode parecer mais comida de Outono do que de Verao, mas com o tempo que têm estado não me parece nada mal….

Ingredientes para 2 pessoas:


1/2 abóbora Hokkaido (cerca de 300g)

1 medida de couscous
1 molhinho de salsa
2 peitos de frango com pele (optei por usar o peito de frango retirado de um frango que tinha em casa, pelo que pude manter a pele)
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 pitada de colorau

Preparação:


Corte a abóbora em fatias não muito finas e coloque-as num tabuleiro que vá ao forno. Tempere com uma pitada de sal e um fio de azeite, tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até a abóbora estar macia.

Entretanto prepare o frango. Tempere-os com sal, pimenta, azeite e uma pitada de colorau, envolvendo bem toda a carne e pele. Coloque também num tabuleiro e leve ao forno cerca de 45 minutos. Retire e deixe repousar antes de cortar.
Para os couscous, coloque-os numa taça, e junte a mesmo medida de água a ferver. Tempre com um pitada de sal e um fio de azeite, mexa e tape deixando hidratar, cerca de 5 minutos.
Entretanto corte a abóbora em pedaços (se usar a abóbora hokkaido, poderá cozinha-la com a casca e comer a mesma, um afez que fica bem macia) e coloque numa taça de servir. Pique também a salsa e junte à abóbora. Assim que os couscous estejam prontos, solte-os com um garfo e envolva-os na mistura de abóbora e salsa temperando depois a gosto com um pouco mais de sal, se necessário, pimenta e azeite. Envolva bem.
Corte depois o peito de frango em fatias e sirva os couscous com o peito de frango. (Se quiser um molho rápido para acompanhar tudo, junte uma ou duas colheres de sopa de natas ou natas de soja aos sucos que o frango libertou a cozinhar e verta sobre o frango antes de servir.)

Bom Apetite!