De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Salada de Couscous com Grão de Bico, tomate seco e azeitonas com Espetos de Lombinho de Porco


Finalmente o natal chegou cá a casa. Já há árvore montada, decorações natalícias, e a lareira já foi acesa. Apesar da hora tardia a que ontem cheguei a casa, ainda houve tempo para tudo isso, porque o natal começa a 1 de Dezembro e não queríamos deixar de fazer a nossa árvore no dia em que sempre fizemos. Ainda nos falta o presépio, mas é preciso ir procurar e apanhar o musgo, porque o nosso presépio é feito à antiga, com musgo, figuras, rios de papel prata, caminhos de farinha e gruta de pedra.
Entretanto quero agradecer a todos os que estiveram nos workshops do Porto. Espero que tenham gostado tanto quanto eu, e que tenham ficado cheios de ideias diferentes para os vossos cabazes de Natal.
Não se esqueça da troca de bolachas de natal. É muito simples: até dia 8 de Dezembro, todos aqueles que quiserem participar nesta troca de bolachas terão de se inscrever enviando um mail para [email protected], indicando no assunto “Troca de Bolachas”. Só precisam de enviar o vosso nome morada completa e email. Depois de dia 8 de Dezembro receberão no vosso email o endereço e nome do vosso “amigo secreto” a quem deverão enviar umas bolachinhas de natal, preparadas por vocês, até dia 19 de Dezembro. Se têm alguma intolerância ou alergia devem enviar essas limitações e, se quiserem acrescentar um cartãozinho com receita que fizeram.
Por aqui vai-se fazendo o que se pode, e continuam a sair receitas na nossa cozinha, umas mais inspiradas do que outras.
Desta vez uma salada com couscous para acabar um frasco de grão a acompanhar uns lombinhos de porco.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 lombinho de porco
1 chávena de café de couscous
1colher de sobremesa de massa de pimentão
150g de grão de bico cozido
3 tomates secos
15 azeitonas pretas
1 molhinho de coentros frescos
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte o lombinho em fatias não muito finas e tempere com um pouco de sal, pimenta e a massa de pimentão. Coloque as fatias de carne em espetos de bambu e leve a grelhar num grelhado quente até que a carne esteja cozinhada, tostadinha e macia.
Entretanto numa taça, misture os couscous com a mesma quantidade de água a ferver, tempere de sal, tape e deixe hidratar cerca de 5 minutos.
Ao fim desse tempo acrescente um pouco de azeite, as azeitonas pretas em pedaços, o tomate seco também cortado em pedacinhos e os coentros picados. Envolva bem e sirva com os espetos de carne.


Bom Apetite!