De: Cuecas na Cozinha - Blog de Gastronomia, Culinária e Dicas de Viagem Gourmet (Ver receita )



Receita - Salada Especial

Salada Especial_foto Cuecas na Cozinha

Com as temperaturas elevadas, preparar uma salada especial, pode ser uma ótima solução para o almoço ou jantar.

Minha dica aqui é que você pode acompanhar sua salada especial, bem caprichada feita com ingredientes saborosos e coloridos, com uma tapiocaÂpreparada na hora, fininha e crocante. Uma opção leve e sem glúten.

Hoje você encontra fácil no mercado ou feiras de rua a farinha ou goma da tapioca. Para preparar é só seguir as instruções do pacote ou do feirante. Pode ser que ela já venha pronta pra ir à frigideira (dá bem menos trabalho, eu compro assim) ou que tenha de ser hidratada com água. Mas não tem mistério,  é só seguir as instruções.

Importante é que você peneire antes de levar à frigideira para que a farinha fique fina (sem grumos). Aí é só espalhar pelo fundo da frigideira, deixar uns 2 minutos de cada lado, virando com cuidado pra não quebrar e tá pronta! Tem gente que não vira a tapioca, frita só de um lado, descubra sua preferência fazendo dos dois jeitos.

Voltando à nossa salada especial, capriche na quantidade, para poder, efetivamente, transformá-la numa refeição.

Essa eu preparei com:

Folhas de alface picadas (pode usar crespa, lisa, americana) – se quiser, acrescente mais folhas verdes à sua salada, quanto mais variada, melhor.

Tomate sweet grape (tomatinhos em geral – nesse caso os sweet grape, são mais adocicados) â€ mas pode colocar tomates em rodelas.

Castanha do Pará (dá pra utilizar essa ou outras castanhas que preferir. Elas darão um toque crocante na receita).

Ovo cozido bem picado.

Cubos de queijo (mozzarella, brie, mineiro, prato, gorgonzola – aqueles que estiverem à mão e te apetecerem) – o parmesão ralado ou em lascas também é uma ótima opção.

Fatias finas de presunto Parma ou Jamón Ibérico – esses presuntos curados são tudo de bom! Quem é vegetariano, basta não colocar o presunto.

Tudo regado com:

Creme balsâmico (é o aceto balsâmico mais concentrado, pode ser encontrado nas prateleiras de importados de empórios ou supermercados) – uma bela regada na salada faz uma diferença incrível no resultado.

Azeite (um bom azeite extravirgem pode transformar muito o sabor de uma salada).

Flor de sal (ou sal).

Se quiser colocar mais temperos, fique à vontade, eu prefiro não utilizar muito, porque gosto que a salada especial mantenha o sabor de cada ingrediente.