De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Salteado de Legumes e Bife


A semana começa e é dia de organizar e planear o resto da semana. De ver o que sobrou do fim de semana e fazer o jantar com base nisso. Há 1 bife grelhado, um restinho de brócolos, uns poucos cogumelos e ainda 3 pimentos pequenos que sobraram de um workshop. Todos estes ingredientes, sozinhos, não davam para nos alimentar. Mas juntos, num salteado cheio de legumes e com arroz a acompanhar, foram o nosso jantar.
Cá em casa fazem-se imensos salteados. Por vezes só mesmo de legumes, para acompanhamentos. Outras vezes com alguma sobra de carne. Servem-se com legumes ou massa, consoante a vontade. Variam-se os temperos: uma vez podem levar um bocadinho de gengibre e malagueta, outras vezes molho de soja, ou ainda um teriaki, Outras vezes só mesmo sal e pimenta. E não são uma receita. São apenas mais uma das minhas muitas sugestões de aproveitamentos. Quem não faz o mesmo?

Ingredientes para 2 pessoas:

1 bife de vaca (usei um bife grande grelhado que tinha sobrado de outra refeição)
1 cenoura grande
3 pimentos baby (laranja e amarelo)
10 cogumelos marron
3 raminhos de brócolos
1 dente de alho
azeite ou óleo de sésamo q.b.
sal e pimenta q.b.
coentros frescos para polvilhar

Preparação:

Corte o bife já cozinhado em tiras finas e reserve. (Caso esteja a fazer a receita sem aproveitamento, cozinhe primeiro a carne, deixe repousar e corte-a depois em tirinhas finas.)
Lave depois os legumes. Descasque a cenoura e corte-a em tirinhas finas, assim como os pimentos. Lamine os cogumelos e corte os floretes dos brócolos me pequenos pedaços, descartando os talos grossos (guarde-os para a sopa) de modo a que cozinhem rapidamente no wok ou frigideira. Lamine depois os dentes de alho.
Leve um wok ou frigideira grande ao lume com um pouco de azeite ou óleo de sésamo e quando aquecer junte os dentes de alho. Junte depois os legumes preparados e deixe-os saltear em lume forte. Tempere de sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar. mexendo sempre, de modo a que os legumes fiquem cozinhados mas crocantes. Acrescente depois a carne e envolva bem. Como a carne já está cozinhada, acrescente-a apenas no fim, apenas para aquecer.
Sirva polvilhado com coentros frescos picados e acompanhe com arroz basmati ou thai jasmim bem soltinho.


Bom Apetite!