De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Sopa Fria de Pepino e Meloa com a Jullie


Férias. Calor. Refeições leves e frescas. Estas 3 coisas andam de mão dada!
Apesar de a sopa nunca faltar cá em casa, principalmente porque tenho 2 crianças pequenas, confesso que agora, com o calor, a vontade de as comer não é grande. Optamos por saladas muito variadas e coloridas, com legumes e fruta e em maior quantidades para compensar a falta da sopa (pelo menos nós os adultos, que os rapazinhos continuam a comer sempre!)
Mas não nos podemos esquecer das sopas frias. O gaspacho, muito tradicional - quer seja na sua versão com pedacinhos de tomate, pepino, pimento e pão, quer seja na sua versão completamente passada e aveludada - que eu prefiro - mas também em outras muitas sopas frias, que podemos fazer com uma mistura de legumes e fruta.
Foi assim, e inspirada na sopa de meloa com presunto crocante que faço algumas vezes, que decidi preparar uma sopa fria de pepino com meloa e hortelã, em que os sabores se complementam na perfeição. O doce da meloa é cortado pelo pepino e tem ainda a frescura da hortelã. Ficou deliciosa.
Agora temos o trio perfeito: férias, praia e refeições leves e frescas! É aqui que a Jullie entra. Pequena e portátil, perfeita para colocar num cantinho da mala do carro e levar de férias. Quer seja para fazer as sopas dos miúdos, quer seja para preparar estas deliciosas sopas frias para nós, ou outras receitas frescas e cheias de sabor. E para nos inspirar agora até traz novas receitas com imensas sugestões frescas, ideias para complementar as férias sem grandes complicações na cozinha.
E com esta sugestão, deixo-vos a receita desta sopa fria, com pepino, meloa e hortelã que espero que gostem.

Ingredientes para 4 pessoas:

400g de meloa (madura e doce) cortada sem casca
300g de pepino com a maior parte da casca removida
2 pés de hortelã
sal e pimenta q.b.
vinagre de vinho branco q.b.

Preparação:

Corte a meloa e o pepino em cubos pequenos e mais ou menos do mesmo tamanho. Coloque-os depois na cuba da Jullie juntamente com a hortelã e tape-a ligando-a no programa correspondente, apenas para triturar bem a sopa e a deixar bem cremosa (Na falta da Jullie poderá usar uma varinha mágica ou robot de cozinha para um resultado semelhante).
A consistência da sopa deverá ser cremosa e grossa, pelo que, não há necessidade de juntar água, até porque ao acrescentar líquido vai perder sabor. Tempere com uma pitada de sal e pimenta e umas gotas de vinagre de vinho branco (atenção aos temperos para não anularem o sabor da meloa e do pepino). Mexa bem e guarde no frigorífico até servir.
Servir bem fresca decorada com umas folhas de hortelã.


Bom Apetite!
post escrito em parceria com a Jullie