De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Tabuleiro de Bacalhau com Puré de Abóbora Assada


A abóbora pedia para ser usada, e quando peguei nela, nem sabia bem o que fazer. De repente surgiu-me que o bacalhau que estava para ser “à Brás”, podia acabar em empadão com puré de abóbora, e o frango desfiado que ainda não tinha grande destino - estava a pensar numa espécie de pastelão ou com massa, podia ser ele “à Brás”. Assim foi.
Como estava a forno ligado porque estava a fazer pão, a abóbora depois de aberta ao meio foi assada no forno, que depois terminei com um resto de leite de coco (mesmo o resto da lata), pois tinha estado a fazer gelado de manga e leite de coco.
E assim , com um bocadinho de “gestão” doméstica lá se prepararam umas quantas coisas, num final de manhã cheio de receitas aqui por casa.

Próximo workshop: Na Colher de Chá, em Furadouro, Ovar, no próximo dia 22 de Julho, pelas 10h, e com o tema de “Petiscos de Verão”. Inscrições e mais informações para [email protected]

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de migas de bacalhau demolhadas
1 cebola
2 dentes de alho
1 abóbora manteiga com cerca de 500g
2 colheres de sopa de leite de coco (ou natas)
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
azeite q.b.
queijo parmesão ralado na hora q.b.

Preparação:

Corte a abóbora ao meio e retire-lhe as sementes. Regue.a com um fio de azeite e leve-a ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h, 1h30 até a abóbora estar macia e “caramelizada”.
Entretanto descasque a cebola e corte-a em meias luas. Descasque os dentes de alho e piquenos finamente.
Leve uma frigideira ou tacho ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola, os dentes de alho e a folha de louro. Deixe fritar até a cebola começar a ganhar alguma cor. Acrescente depois o bacalhau espremido e envolva bem na cebolada. Deixe cozinhar retificando de sal e acrescentando um pouco de pimenta.
Quando a abóbora estiver assada retire-a do forno e com a ajuda de uma colher retire a polpa descartando a casca. Triture depois a polpa da abóbora com o leite de coco (ou natas) até obter um puré de textura homogénea. Se necessário tempere de sal e pimenta, mas pessoalmente não acho necessário.
Num tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa coloque no fundo o bacalhau, e por cima deste disponha o puré de abóbora assada. Termine, se gostar, com parmesão ralado na hora.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos apenas para tostar a superfície.
Sirva com uma salada verde. 


Bom Apetite!