De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Tacos de Peixe com Picado de Tomate e Ananás


Gosto muito de pessoas empreendedoras que colocam em andamento os seus projetos e ideias e muitas vezes sonhos. E gosto ainda mais quando são ideias boas e com qualidade. 
Fiquei muito satisfeita com o “peixinho da lota”. Peixe fresco e de mar, limpo e amanhado, devidamente embalado e entregue em casa. Cabazes de 3 ou de 5 kg, consoante o tamanho do agregado familiar, com pelo menos 3 espécies de peixe, entregue apenas (pelo menos por enquanto) em Coimbra e na Figueira da Foz. E fico feliz por ser um projeto nascido em Coimbra, pela mão de uma pessoa minha conhecida. E fico também feliz por poder ajudar a divulgar algo em que também acredito, que gosto e que consumo.
Principalmente porque estou cada vez mais rendida a estes pequenos mercados de produtores/empresas, que entregam diretamente em casa produtos de qualidade, sem intermediários onde sabemos de onde vem, que foi colhido e pescado ou morto (que me perdoem os vegans e vegetarianos) no dia ou nas vésperas da entrega. Que se preocupam realmente com o cliente e com as suas preferências. Seja agora o peixe fresco, o meu cabaz semanal de produtos biológicos ou a maravilhosa carne marinhoa.
Agora descobri o “peixinho da lota” e tenho a certeza que será mais uma das entregas a ser feitas com regularidade cá em casa. Se quiserem experimentar ou saber mais vão até www.peixinhodalota.pt.
Com a pescada que veio no meu primeiro cabaz (onde também havia choupas e fanecas), saíram, para começar, uns tacos de peixe fantásticos. Porque cá em casa a pescada é consumida de muitas formas mas nunca cozida - porque eu não gosto mesmo nada de pescada cozida!

E não se esqueçam do workshop no Porto, já amanhã! Nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, dia 16 de Setembro, Sábado, pelas 15h, e com o tema “Receitas Rápidas e Fáceis para Jantares em Família”. Para mais informações e inscrições: [email protected].

Ingredientes para 2 pessoas:
(inspirado numa receita da Joana Moura em : http://www.jocooking.com/tacos-de-peixe/#more-1947)

4 tortilhas ou wraps pequenos (podem usar de compra ou fazer as vossas próprias tortilhas ou wraps - eu usei tortilhas de mandioca que fiz com cerca de 12cm de diametro)
300g de filetes de pescada 
sumo de limão q.b.
sal e pimenta q.b.
ovo batido
pão ralado ou farinha de mandioca para panar

Para o Picado de Tomate e Ananás:
1 tomate médio maduro
1 fatia de ananás
1/2 cebola pequena
sumo de limão q.b.
sal q.b.
azeite q.b.

Maionese para servir (usei caseira)

Preparação:

Comece por temperar os filetes de pescada (pode usar outro peixe branco a gosto) com sal, pimenta e sumo de limão. Deixe marinar.
Entretanto prepare o picado de tomate e ananás. Lave bem o tomate e corte-o em cubinhos pequenos. Retire a casca ao ananás e corte em cubinhos do mesmo tamanho. Pique finamente a cebola e junte tudo numa taça, misturando bem. Tempere com um pouco de sal, azeite e sumo de limão. Reserve.
Faça depois os panadinhos de peixe. Corte os filetes em pedaços mais pequenos e passe-os depois pelo ovo batido e finalmente pelo pão ralado ou farinha de mandioca. Leve a fritar em azeite quente - em alternativa poderá fazer no forno. Deixe fritar até ficarem dourados e escorra em papel absorvente.
Aqueça as tortilhas ou wraps numa frigideira quente.
Sirva os tacos, colocando um pouco de peixe em cada tortilha, seguido do picadinho de tomate e ananás e termine com um pouco de maionese caseira.


Bom Apetite!