De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Tarte de Amêndoa e Pêssego com Molho de Laranja


A azáfama das ultimas semanas foi muita. O fim de semana foi decisivo, mas finalmente já estamos instalados na nossa nova casa.
Foram 4 meses de obras de renovação, muita arrumação e separação, muito empacotar e desempacotar, mas apesar da barriga a crescer, já cá estamos. A família cresce e a casa não estica, pelo que a decisão precisou de ser tomada, pois a falta de espaço na nossa antiga casa já era um grande entrave. Fico com muita pena, pois sempre gostei muito da casa onde morava, dos vizinhos, da minha varanda onde fizemos tantos jantares e almoços divertidos, da minha cozinha, mas tinha mesmo de ser.
Agora há uma nova e linda cozinha muito desejada e esperada e que é tudo o que eu sonhei. Há mais espaço para todos e há os móveis que eram da avó para ter a presença dela comigo em tantas pequenas coisas. Há um pequeno jardim e vai continuar a haver churrascos e refeições ao ar livre.
É mais do que uma casa. É o nosso lar. O local que escolhemos para ver crescer e educar os nossos filhos. Para receber a família e os amigos. Para podermos ser felizes.
E claro que com uma nova cozinha, esta tinha de ser estreada com algo doce. E assim foi, com uma tarte de sabor a verão, com pêssegos sumarentos e um molho de laranja.  


Ingredientes (para uma tarteira pequena)
Adaptado de Seasons, Donna Hay, página 144


2,5 pêssegos maduros
90g de manteiga
110g de açúcar + para polvilhar
2 ovos
50g de amêndoa triturada fina (farinha de amêndoa)
100g de farinha
raspa da casca de 1 limão pequeno
1/2 colher de chá de fermento em pó


Molho de Laranja:
125ml de sumo de laranja natural
30ml de licor de laranja ou tangerina
55g de açúcar


Preparação:


Comece por preparar a calda de laranja. Coloque todos os ingredientes num tachinho, leve ao lume e deixe levantar fervura. Colque no mínimo e deixe ferver em lume brando cerca de 6 minutos até obter um molho xaroposo. Retire do lume e reserve, deixando arrefecer.
Corte os pêssegos ao meio e retire-lhes a pele e o caroço. Polvilhe as metades de pêssego com o açúcar e leve-os a caramelizar, numa frigideira anti aderente com o lado cortado virado para baixo, cerca de 2 ou 3 minutos ou até estarem dourados. Reserve.
Entretanto misture bem a manteiga com o açúcar. Acrescente os ovos, as amêndoas trituradas, a farinha, o fermento e a resma de limão e misture bem até tudo estar combinado.
Pincele com um pouco de manteiga um tarteira retangular pequena (12cmx35cm)de fundo amovível e coloque a mistura preparada anteriormente, espalhando bem. Sobre a massa coloque as metades do pêssego a intervalos regulares e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 a 30 minutos ou até estar dourada.
Retire do lume, deixe arrefecer e sirva com o molho de laranja.


Bom Apetite!