De: Pão, Bolos e Cia. (Ver receita )



Receita - TARTE DE CENOURA, COCO E LEITE CONDENSADO

Quando leio leite condensado nos ingredientes de uma receita, fico a salivar.

Talvez me lembre de em pequeno surripiar, de vez em quando, uma lata de leite condensado da despensa, lhe fazer na tampa dois furinhos antípodas com o abre-latas e beber aquele néctar às escondidas no quarto. Outras vezes, barrava o pão com leite condensado e polvilhava com achocolatado, na ideia de criar a Nutella que ainda não existia por estas bandas (havia o antigo Tulicreme e a saudosa Nucrema!). Hoje entendo que essa mistura que eu fazia no pão, não era mais que a massa do brigadeiro, é como se fizesse sandes de brigadeiros, lol.

Nesta tarte junto três coisas que me agradam, o leite condensado, o coco (e acho a combinação leite condensado - coco, uma combinação sempre vencedora), e um legume.
Juntar um legume a um doce é um sucesso já alcançado, ora vejamos o célebre Bolo de Cenoura com cobertura de chocolate (ou de queijo creme) e dos tradicionais e conventuais Pastéis de feijão ou Tarte de grão-de-bico. Ao juntar um legume a um doce, passamos a ter desculpa para o comer, pois os legumes não engordam!

No aspecto assemelha-se a uma Tarte de abóbora, é mesmo difícil de perceber se é uma tarte de cenoura ou de abóbora.
A versão para Bimby pode ser lida, na cozinha da Nani em Manjar de coisas doces e

não só!
, de onde retirei esta sugestão.
É uma receita prática e rápida, pois usa-se uma taça só e bate-se tudo com a varinha mágica ou liquidificador. Não são necessários ovos caseiros, pois a cor laranja das cenouras é suficiente.

Fiz assim



TARTE DE CENOURA, COCO E LEITE CONDENSADO


INGREDIENTES

1 massa quebrada ou folhada fresca
1kg de cenouras descascadas
1 lata de leite condensado
4 ovos + 4 gemas
1 laranja (raspa)
75g de coco ralado

açúcar em pó (polvilhar)


PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 250ºC.
Cozer as cenouras na panela de pressão, até que fiquem macias. Escorrer bem.
Forrar uma tarteira ou pirex redondo de bordas altas com a massa (usei massa quebrada) desenrolada, juntamente com o papel vegetal que vem junto.

Numa taça grande ou no liquidificador, reduzir a puré as cenouras. Juntar ao puré o leite condensado e bater um pouco mais. Juntar os ovos, as gemas e a raspa de laranja e bater novamente.
Misturar com o rapa o coco ralado.

Verter na forma já forrada com a massa e levar ao forno a 200ºC durante 35-45min., ou até o palito sair seco e a superfície estiver dourada.
Deixar arrefecer na forma, retirar e no fim de frio polvilhar a superfície com açúcar em pó.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Não é uma tarte muito doce, para os gulosos pode-se acrescentar umas colheres de açúcar ou então reduzir um pouco o puré para sobressair o doce do leite condensado;
- na receita original pedia 100g de coco, mas acho que com um pouco menos a textura fica mais cremosa.