De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Tarte de Lemon Curd e Frutos Vermelhos

Em tom de brincadeira, chamamos à nossa casa a “Casa do Povo”. Porque é o local onde acabamos sempre por nos juntar, quer seja com a família, quer seja com os amigos. Todos sabem que basta aparecer. Seja os pais que aproveitam para uma bebida fresca no jardim, quando vêm trazer o Zé Maria no dia da semana em que este fica com eles, sejam os vizinhos (e amigos) que passam para dizer olá acompanhados por uma courgete de 3 quilos e ainda provam uma fatia de bolo, sejam os cunhados que aparecem no final da tarde com uma caixa de “Somersby” fresquinha, para desfrutar debaixo da pérgula enquanto lanchamos qualquer coisa, ou os amigos que aparecem e trazem a carne e o vinho para um churrasco agradável. A nossa “Casa do Povo” é um verdadeiro local de convívio, onde tentamos que todos os momentos sejam felizes e para aproveitar. Porque tantas vezes nos esquecemos que a vida passa a correr e devemos fazer mais, muito mais, do que nos queixarmos do trabalho, do país, da crise, dos impostos, do calor ou da chuva. Ainda quase ninguém (aqui do nosso grupo de amigos) foi de férias, mas isso não nos impede de aproveitarmos todos os fins de semana como se estivéssemos de férias. Há piscina insuflável para os miúdos, mas que os mais crescidos também aproveitam para se refrescar. Há manta na relva, rede na árvore, e o tempo agradável que nos deixa aproveitar o jardim da nossa casa.
Haja vontade de receber os amigos e a família, de fazer muito com pouco, de realmente aproveitar a vida. De nos queixarmos menos e de vivermos mais. De chegar ao final do fim de semana e sentirmo-nos não com vontade de ir trabalhar, mas com o sentimento de que aproveitámos ao máximo os dois dias. Que fugimos à rotina. 
Se ainda não estão de férias, aproveitem bem o fim de semana que se aproxima! E já agora aproveitem para experimentar esta deliciosa e fresca tarte!

Ingredientes:

1 receita de Curd de limão (usei esta)
1 placa refrigerada pronta a usar de massa quebrada 
350g de frutos vermelhos a gosto (usei morangos e mirtilos)
açúcar em pó q.b. e hortelã para decorar

Preparação:

Forre uma tarteira com fundo amovível com a massa quebrada e pique-a com um garfo. Coloque depois papel vegetal por cima, e cubra com feijão seco ou arroz e coza a base da massa em forno previamente aquecido, cerca de 35 minutos ou até a massa estar cozida e dourada. (O feijão seco ou o arroz é usado para fazer peso sobre a massa durante a cozedura, de maneira a que esta não enfole e coza mais uniformemente.)
Retire a base do forno e deixe arrefecer completamente, retirando-a cuidadosamente da forma e deixando arrefecer sobre uma grelha.
Depois de completamente arrefecida, coloque a base da tarte num prato de servir e recheie a tarte com o curd de limão.
Lave bem os mirtilos e os morangos, seque-os bem em papel absorvente e retire os pés aos morangos. Cubra toda a tarte com os frutos vermelhos e decore com a hortelã.
Antes de servir polvilhe com o açúcar em pó.

Bom Apetite!