De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - “Tarte” de Marmelo Caramelizada


Primeiro queixei-me que não tinha marmelos. Depois, vindos de Alcobaça, cá chegaram eles, oferta do “tio” Abel e da “tia” Sílvia que, em troca, só pedem uma tacinha de marmelada!
Ora os marmelos chegaram – e eram muitos – e saíram várias tacinhas de marmelada, que já se encontra a secar à janela. Amanhã ou depois já as cubro com papel e vegetal e é guardar para os cabazes de natal.
Mas apesar de ter feito vários quilos de marmelada, guardei marmelos para experimentar em outras coisas. A primeiro foi mesmo este bolo, a que chamo tarte, porque fica muito baixinho – é mesmo assim – e que normalmente faço com maçã ou ananás em calda. Desta vez foi com marmelos e ficou delicioso além de ter perfumado a casa toda.
Na entrada do Outono, com marmelos da época, com a chuva a ir fazer-se sentir durante o fim de semana e as temperaturas a baixas (que bom!!), a minha sugestão é esta “tarte” rápida, umas chávena de chá, um manta nas pernas e um bom filme ou série na tv. 
Bom fim de semana!

Ingredientes:

1 marmelo grande
caramelo q.b.
125g de manteiga à temperatura ambiente + para untar a forma
125g de farinha (sem fermento)
125g de açúcar amarelo
3 ovos

Preparação:

Unte uma forma não muito grande (cerca de 22 cm de diametro) com manteiga e forre o fundo com caramelo líquido (eu usei do de compra, mas podem fazer o vosso próprio caramelo).
Entretanto descasque o marmelo, corte-o em quartos e retire o caroço. Corte depois o marmelo em fatias finas e forre o fundo da forma com as fatias. 
Entretanto bata a manteiga com o açúcar, a farinha e os ovos até obter uma mistura homogénea, e coloque-a sobre a base de caramelo e marmelos, alisando bem.
Leve a “tarte” ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo retire do forno, deixe arrefecer uns minutos e desenforme para o prato de servir.
Depois de fria polvilhe com um pouco de açúcar em pó

Bom Apetite!