De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Tarte de Presunto, Cebola e Azeitonas

Já nem me lembrava de fazer uma tarte salgada! São sempre uma ótima maneira de fazer uma “limpeza “ ao frigorífico e de facilmente preparar algo simples para o jantar. Foi basicamente o que aconteceu, e com uma combinação muito simples, do que havia disponível. É o que acontece quando surge um convite para um lanche ajantarado e não queremos aparecer de “mãos a abanar”. Ainda bem que há sempre massa pronta a usar no congelador. Eu bem digo que uma despensa e congelador organizados são meio caminho andado para nunca ficarmos sem jantar!

Ingredientes:

1 rolo de massa quebrada pronta a usar
150g de presunto em cubinhos
1 cebola
75g de queijo em cubinhos
15 azeitonas pretas descaroçadas
2 ovos + 2 claras (ou 3 ovos)
75ml de natas
75ml de leite
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa quebrada, pique-a com um garfo e leve-a ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos para pré-cozinhar – isto vai evitar a massa de ficar mal cozida.
Entretanto descasque a cebola e corte-a em meias luas finas. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Acrescente depois a cebola e deixe cozinhar em lume brando até que fique caramelizada. Acrescente o presunto e deixe cozinhar mais uns minutos. Retire e reserve.
Entretanto tire a tarte do forno e recheie com a mistura de cebola e presunto. Acrescente o queijo em cubos e as azeitonas.
À parte misture os ovos com as natas e o leite batendo bem. Tempere com um pouco de pimenta e de sal – mas cuidado que o presunto já tem sal – e verta cuidadosamente sobre o recheio da tarte.
Leve novamente ao forno até o recheio estar dourado e firme. Sirva morna ou fria com uma salada verde.

Bom Apetite!