De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Tarte de Requeijão com Amêndoa


Na festa de aniversário houve essencialmente sobremesas clássicas e habituais e que fazem as delícias de todos os que frequentam a nossa casa. Mas há sempre espaço para alguma inovação e receitas novas. A tarte de requeijão acabou por sair, porque tinha dois requeijões congelados – daqueles que a prima Isabel faz, e que o avó tinha trazido há já algum tempo – e que precisavam de ser gastos. Uma tarte de requeijão pareceu-me o ideal e acabou a ser enfeitada com fios de ovos que também estavam congelados deste a Páscoa (sobraram das decorações de um pão de ló!) A receita é simples, daquelas que se junta quase tudo. E apesar de idealmente preferir fazer as massas para as tartes, neste caso, e com tanto para fazer optei por usar um rolo de massa de compra.
Em vésperas de fim de semana, uma sugestão doce parece-me sempre bem!

Ingredientes:

1 rolo de massa quebrada refrigerada pronta a usar – mas podem usar massa caseira

Recheio:
2 requeijões de Seia (cerca de 180g cada)
3 ovos
200g de açúcar
30g de manteiga derretida
50g de amêndoa moída (farinha de amêndoa)
30g de farinha
1/2 colher de chá de canela

fios de ovos para decorar (opcional) + açúcar em pó para polvilhar

Preparação: 

Num copo de varinha mágica ou no robot de cozinha coloque o requeijão, os ovos inteiros, a amêndoa moída, o açúcar, a manteiga derretida, a farinha e a canela e triture bem (com a varinha mágica ou no robot) a mistura até esta ter uma consistência homogénea. Reserve.
Entretanto desenrole a massa e forre com ela o fundo de uma tarteira de fundo amovível, picando-a em seguida com um garfo. Verta depois o recheio sobre a massa e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até a tarte estar cozinhada e dourada.
Deixe arrefecer antes de desenformar.
Decore depois a tarte com fios de ovos e polvilhe com açúcar em pó!

Bom Apetite!