De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Tarte Salgada de Atum com Cebola e Pimento Assado


Uma tarte salgada não tem nada que saber. É daquelas receitas de “massa” que são ideias para fazer nestas festas com muitas pessoas, e que podem levar todas as diferentes combinações que quisermos. Há uns anos atrás faziam-se muito, agora caíram mais em desuso. Por aqui faço-as ocasionalmente para jantares de fim de semana, para lanches ajantarados com amigos e continuo a gostar de as incluir nas festas. Normalmente faço apenas uma, porque não vejo necessidade de ter 2 ou 3 quiches diferentes. Mesmo que sejam muitas pessoas, parece que só há uma coisa para comer, portanto prefiro alternar com outras coisas, como, a salada de massa que vos mostrei ontem, e tábuas de queijos, enchidos e patês variados. Ás vezes não é preciso muito mais. (Preparei um post no Economia cá de Casa e exemplificar a quantidade de coisas que faço para um certo número de convidados, um tema que me pedem sempre muitos conselhos através de mails e mensagens do facebook – podem saber mais sobre a festa aqui: http://economiacadecasa.blogspot.pt/2016/09/aniversario-no-jardim-e-uma-festa-para.html)
Curiosamente esta tarte salgada foi a primeira coisa a acabar – presumo que estivesse boa, que eu nem a provei – a par com umas miniaturas de croissants folhados com queijo e fiambre os que mais pequenos devoraram…

Ingredientes:

1 placa de massa quebrada refrigerada pronta a usar
2 latas de atum em azeite
1 lata pequena com 1 pimento assado em conserva (cerca de 1 pimento)
1 cebola roxa pequena
sal e pimenta q.b.
75g de queijo morazella ralado
2 ovos
150ml de leite

Preparação:

Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa e pique-a com a ajuda de um garfo.
Escorra bem o atum e esfarele-o com a ajuda de um garfo e coloque-o sobre a tarte de modo a que fique bem espalhado. Por cima, coloque o queijo ralado, o pimento cortado em tirinhas finas, assim como a cebola roxa também em meias luas bem fininhas.
À parte bata os ovos com o leite e tempere com um pouco de sal e de pimenta.
Verta sobre a tarte e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até a massa estar bem cozinhada e o interior da tarte firme.
Retire e deixe arrefecer antes de desenformar.

Bom Apetite!