De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Tarte Tatin de Maça e Caramelo Salgado


Todas as desculpas são boas para fazer uma tarte de maçã. Mais ainda quando as maçãs são muitas e chegam cá a casa de Alcobaça, a terra das maçãs, sob a forma de ofertas simpáticas de quem trabalha com o Miguel.
Há portanto que lhes dar destino. O Zé Maria rouba-as do saco e come-as á dentada. O Miguel leva-as na lancheira para ir comendo ao longo do dia. E eu vou-as utilizando em bolos e tartes. Como esta, que vos deixo como sugestão para o fim de semana. Ainda por cima um fim de semana que se espera de chuva, a desculpa perfeita para ligar o forno…. 


Ingredientes:
(adaptada da revista Delicious)


1 placa e massa folhada refrigerada pronta a usar
8 maçãs
200g de açúcar
50ml de água
100g de manteiga
1/2 colher de chá de flor de sal


Preparação:


Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as ao meio . Reserve.
Leve uma frigideira  – que também possa ir ao forno –  ao lume com o açúcar e a água e deixe formar um caramelo dourado. Junte depois a manteiga em cubinhos – cuidado que vai fazer espuma ao juntar ao caramelo quente e a flor de sal. mexa bem e acrescente as metades das maçãs previamente descascadas e descaroçadas, com a concavidade voltada para baixo. Preencha bem todos os espaços da frigideira com a maçã e deixe cozinhar tudo em lume brando cerca de 5 minutos.
Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
Cubra depois as maçãs dentro da frigideira com a placa de massa folhada, virando as pontas da massa para dentro da frigideira.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos até a massa estar folhada e dourada.
Quando estiver pronta vire a tarte para o prato de servir cuidadosamente.


Bom Apetite!