De: Dia de Domingas (Ver receita )



Receita do - Torta Cremosa de Limão Siciliano



Eu comento sempre aqui que meu marido não gosta de doces e tem mania pelas mesmas receitas, não é? Ele gosta muito de bolo de limão e tradicionalmente faço um tabuleiro grande como bolo de aniversário para ser levado para o trabalho.  Este ano provamos esta receita numa festinha da família e ele gostou tanto que resolvi fazê-la e aproveitando a novidade, poderia postá-la aqui. O sucesso foi tal entre os colegas, que um deles comeu cinco pedaços! A sorte é que a receita inteira rende um tabuleiro enorme com os pedaços já marcados pelo biscoito que está na cobertura. Vai depender do tamanho do tabuleiro e do biscoito que usarem, mas no meu tabuleiro resultaram 32 retângulos e ainda bem que todos puderam saborear ao menos uma fatia de torta de limão.

Vocês bem sabem que gosto de receitas práticas e evito portanto, receitas com muitas etapas, mas esta até que é facílima e tudo dá certo! A aparência final é muito bonita e assim, a torta fica perfeita para servir em ocasiões especiais. Ah, e quem quiser fazer para provar, pode dividir a receita pela metade e assar num tabuleiro menor ou numa forma de aro removível. Para quem gosta de sabores cítricos, imperdível!

TORTA CREMOSA DE LIMÃO SICILIANO
Fonte: Famĩlia
Rendimento: 1 tabuleiro grande (usei um de 40cmx25cm)

Ingredientes para a massa:
250 gr. de farinha de trigo
200 gr. de açúcar
1 pitada de sal
2 col. de chá de fermento químico
1 col. de sopa de açúcar baunilhado
200 gr. de manteiga amolecida
4 ovos médios

Recheio:
1 pac. de pó para pudim sabor creme ou baunilha*
2 gemas
200 gr. de açúcar
suco de 2 limões sicilianos (100 ml)
125 gr. de manteiga gelada em pedacinhos

Cobertura:
500 ml de creme de leite para bater chantilly
175 gr. de biscoito tipo Maisena**
250 gr. de açúcar em pó(confeiteiro)***
6 ou 7 col. de sopa de suco limão (1 limão)

*O pacote para pudim deve ser para a quantidade de 500 ml de água.
** A quantidade varia, de acordo com o tamanho do tabuleiro. No meu, só precisei de 100 gramas.
***Usei só a metade do açúcar em pó e do suco de limão e pincelei os biscoitos com a mistura.

Instruções:
O bolo deve ser preparado no dia anterior!
Primeiramente vamos preparar o bolo da base. Pré-aqueça o forno à 200°C. Unte um tabuleiro grande com margarina e polvilhe com farinha (ou use papel manteiga para forar o fundo). Reserve.

Num recipiente, junte todos os ingredientes secos e misture bem. Com a batedeira ligada em velocidade média, junte a manteiga aos poucos, sempre batendo, até formar uma farofa. Depois disso, adicionar os ovos um a um, batendo entre uma adição e outra, até incorporar bem. A massa estará pronta quando estiver homogênea. Transfira para o tabuleiro preparado, espalhe-a uniformemente e alise-a com a ajuda de uma espátula. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Deixe-a esfriando, enquanto prepara o creme para o recheio.

Recheio:
Misture o pó para pudim com as gemas e 200 ml de água. Reserve. 
Numa panela, ferva 200 ml de água com o açúcar. Assim que a mistura ferver, tire-a do fogo, adicione a mistura do líquida do pudim, misture bem e volte brevemente ao fogo, sempre mexendo, até o pudim ferver. Retire do fogo e deixe amornar brevemente, mexendo de vez em quando, para não criar pele.
Adicione agora a manteiga aos poucos e vá misturando até que cada pedacinho se derreta. Por fim, junte o suco de limão. Misture bem e espalhe imediatamente por cima do bolo já pronto. Use uma espátula para espalhar uniformemente o creme pelo bolo. Deixe esfriar e depois leve à geladeira por cerca de 1 hora.

Cobertura:
Bata os creme de leite em chantilly(adicionei casca de limão ralada). Cubra o bolo já gelado uniformemente com o chantily. Agora arrume os biscoitos por cima, lado a lado, como azulejos. Por último, misture o açúcar ao suco de limão e espalhe por cima dos biscoitos. Decore com cascas ralada de limão(opcional). Leve para gelar pelo menos por 8 horas. Assim os biscoitos já estarão amolecidos e a torta estará pronta para ser servida. Bom apetite!