De: Vamos pá mesa (Ver receita )



Receita - Torta de atum e salmão com queijo philadelphia

Esta torta é uma variação da torta de peixe e vegetais. Apeteceu-me uma refeição fresca e relativamente rápida e, como eu tinha cenouras para aproveitar, que estavam quase prontas para irem parar à compostagem, optei por simplificar uma receita que já tinha aqui no blog.

Ingredientes: 
Torta:
200 gr. cenouras cozidas
200 gr. de batatas cozidas
1,5 dl de leite
100 gr. farinha com fermento
1 dl de azeite
4 ovos
Orégãos, pimenta preta e noz moscada

Recheio:
1/2 embalagem de queijo philadelphia (usei light)
Leite q.b.
1 embalagem de salmão fumado (150gr)
2 latas de atum
Pickles
1 tomate grande cortado em cubos
Cebolinho picado
Pimenta preta
Raspa de sumo deŁ lima
Fio de azeite

Preparação do recheio:
Felizmente o recheio não necessita ser cozinhado, é  uma espécie de tudo ao molho e fé que fique bom. Obviamente que ficou bom, senão não vos dava a receita…Então façam assim: numa tigela, deitam metade do queijo philadelphia e batem bem. Como o queijo é espesso, adicionam um bocadinho de leite para ficar mais cremoso e ser fácil misturar os restantes ingredientes. Juntam o atum bem escorrido, o salmão cortado em pedacinhos, assim como a couve-flor e cenoura em pickle, o tomate em cubos e o cebolinho. Envolvem tudo muito bem. Por fim, temperam com um fiozinho de azeite, sumo de meia lima (ou inteira se for pequenina) e a raspa, a pimenta preta e o cebolinho. 

Preparação da torta:
Depois de cozerem as batatas e as cenouras, esmagam-nas com um utensílio próprio, como se fosse para puré. Tenham em atenção que as cenouras têm de estar mesmo muito bem cozidas, molinhas, senão não passam nos furos do passe vite/esmagador. Adicionam o leite, o azeite e os ovos e batem muito bem. Juntam a farinha e os temperos e misturam. Barram um tabuleiro largo com margarina, cobrem com papel vegetal e barram também o papel vegetal com mais margarina. Despejam a mistura de batata e levam ao forno a 160-፴ graus até estar corada. Usem o palito para verificar a cozedura. Assim que tirarem a torta do forno, desenformam-na  numa folha de papel vegetal, em cima da bancada. O recheio é colocado sobre toda a superfície, deixando apenas 1,5 cm cm livres a toda a volta. Com a ajuda do papel vegetal, enrolam a torta e deixam arrefecer. Para acelarar o precesso, meti a torta no congelador para que arrefecesse rapidamente de forma ao queijo não derreter e começar a escorrer pelos lados. A torta também pode ser feita de véspera. Fica óptima de um dia para o outro! Bom apetite!