De: Magia na Cozinha (Ver receita )



Receita - Torta de Frango no Alquimia de Ingredientes

Adoro tortas salgadas de frango ou de legumes. Para mim funcionam praticamente como um prato completo. Basta uma salada bem caprichada para acompanhar.

Eu sempre usei massas prontas por medo de fazer a massa em casa. Mas agora estou me aventurando mais e colocando a mão na massa. De fato, nem se compara uma com a outra. Sem falar que a gente sabe melhor o que vai dentro da nossa massa.

Eu estou sempre procurando uma novidade para variar as velhas opções. Esta adaptei de uma receita daqui e gostei muito. Ela fica com um visual bonito e festivo, o que é importante, já que comemos primeiro com os olhos.

Esta massa é riquíssima, então, se você está de dieta ou evitando gorduras, escolha outra receita. Se não é o seu caso, se atire, pois esta é daquelas que se desmancha na boca. Uma verdadeira tentação!

Com esta sugestão, aproveito para participar do passatempo da Ana, do Eu Mulher, o Alquimia de Ingredientes. Esta semana os ingredientes que devem entrar na receita são farinha e manteiga. Venha participar também!


Recheio:

Ingredientes:

1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate sem pele e sem sementes picado
3 xícaras de frango desfiado
200 g de cogumelos fatiados
8 azeitonas picadas
Sal, pimenta-do-reino e manjericão a gosto
1 1/2 xícara de caldo de frango
3 colheres sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de creme de leite
Salsa picada a gosto

Modo de Preparar:

Numa panela grande dourar a cebola e o alho em um pouco de óleo. Acrescentar o tomate, o frango, os cogumelos e a azeitona. Temperar com sal, pimenta e manjericão a gosto. Refogar por alguns minutos. Misturar o caldo de frango e a farinha. Acrescentar ao refogado e mexer bem até ficar encorpado. Acrescentar o creme de leite e a salsa. Utilizar.


Massa:

3 xícaras de farinha de trigo
4 gemas
1 pitada de sal
1/2 xícara de óleo
150 g de manteiga
1 ovo batido para pincelar

Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Forrar uma assadeira, de fundo removível, de 25 cm de diametro, com 2/3 da massa, usando apenas os dedos.

Furar a massa com a ponta de um garfo. Levar para pré-assar, em forno médio, por 10 minutos.

Colocar o recheio e nivelar com a ajuda de uma espátula. Reservar.

Abrir o restante da massa entre 2 pedaços de papel filme com a ajuda de um rolo, a fim de que fique com uma espessura uniforme. Colocar sobre o recheio e selar bem as bordas com os dedos.

Com sobras de massa, decorar a torta a gosto. Pincelar com o ovo batido. Levar para assar em forno médio até que se apresente bem douradinha.


Nota:

  • Esta massa não precida descansar. Pode ser aplicada de imediato.
  • Quase não sobrou massa para decoração, a não ser um pequeno retalho. Ainda assim consegui fazer 1 lua e 2 estrelas. Coloquei a massa entre 2 pedaços de papel filme, abri com a ajuda de um rolo e cortei o formato com cortadores de biscoitos.