De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Trouxas de Couve Recheadas com Molho de Tomate


A organização doméstica cá de casa funciona assim: no talho escolhe-se carne para picar, 1kg, (normalmente de vaca, dos Açores, e um pedaço com alguma “gordura”, de preferência carne de estufar ou outro corte que me aconselhem.)  Pedem-se para fazer 4 hamburgueres - que fazem num instante, 100% carne, com um molde próprio na máquina de picar. E o que sobra de fazer os hamburgueres, à volta de 400g, vem picada para casa.
Em casa congelam-se os hamburgueres para jantares de fim de semana ou emergências semanais. Com a carne picada prepara-se uma bolonhesa, que também acaba picada.
E o que faço com a bolonhesa? As mais variadas coisas. Uma lasanha, ou simplesmente esparguete à bolonhesa, ou massa gratinada com carne picada. Ou recheio uns wraps e faço uma espécie de enchiladas. Ou junto feijão cozido, preto ou vermelho e faz um chilli rápido que se come com arroz. Ou um empadão com batata (doce ou normal) ou de arroz. Ou qualquer outra coisa, que uma carne à bolonhesa é daquelas coisas muito versáteis que desenrascam o almoço ou o jantar em poucos minutos.
Desta vez, a bolonhesa congelada acabou numas trouxas de couve, e com um molho de tomate por cima. E assim também se aproveitou a couve do cabaz de legumes

.



Novo workshop dia 21 de Janeiro, pelas 15h, nos Workshops Pop-Up, com “Receitas para aproveitamente de sobras”. As inscrições, e mais informações seguem para este email: [email protected]!



Ingredientes para 2 pessoas:

4 folhas grandes de couve (usei de couve lombarda)
1 taça com carne à bolonhesa já preparada (cerca de 250g)
1 lata de tomate pelado (das pequenas)
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de oregãos secos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Comece por preparar o molho de tomate. Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num pouco de azeite. Quando a cebola começar a ficar loura, acrescente o tomate pelado partido em pedaços, e o “líquido” do tomate que se encontra na lata. Deixe levantar fervura, tempere de sal, pimenta e oregãos e deixe depois ferver em lume brando até ficar apurado.
Leve depois uma panela ao lume com água temperada de sal. Assim que a água levantar fervura coloque as folhas de couve inteiras e deixe-as cozinhar alguns minutos, de modo a que fiquem maleáveis e cozinhadas, mas não demasiado cozidas. Retire as folhas de couve e escorra-as bem.
Divida depois a carne à bolonhesa pelas folhas de couve e feche-as como se fossem crepes ou pequenas trouxas, de modo a que a carne fique bem fechada dentro das folhas de couve. 
Disponha as trouxas de couve no prato de servir e por cima coloque o molho de tomate.
Sirva com arroz branco ou puré de batata.


Bom Apetite!