De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita do - Alheira no Forno com Espinafres


Quem não gosta de uma bela alheira com tudo aquilo a que temos direito, como ovo e batatas? Eu adoro. Mas é daquelas coisas que evito comer a todo o custo, quer pelo excesso de gordura das alheiras – que como enchido se devem mesmo evitar e não devem fazer parte da nossa alimentação diária – quer porque em muitos casos estão cheias de conservantes e ingredientes impronunciáveis que, como sabemos não são a melhor escolha para o nosso dia a dia.
Mas como tudo na vida, um dia não são dias, e é possível tornar um belo prato de alheiras um pouco melhor para nós e para o nosso organismo.
Em primeiro lugar escolher alheiras de boa qualidade (ou caseiras para quem as consegue!)Preparadas com o mínimo de aditivos possíveis, com menos gordura e utilizando um método mais artesanal. E sim, encontram-se algumas de muito boa qualidade no mercado. Depois da escolha das alheiras, há que saber combiná-las e prepará-las da melhor forma possível! Grelhar ou preparar no forno em vez de fritas em litros de óleo, acompanhar com legumes salteados como grelos ou espinafres e em vez das batatas fritas usar batata doce assada no forno. O ovo preparado apenas com um fio de azeite, ou até sem nenhum gordura e apenas um pouco de água, tornam uma receita que podia ser grande pecado em algo que afinal não faz assim tão mal…

(Hoje é o ultimo dia para enviarem as vossas frases para o passatempo KASA.) 


Ingredientes para 2 pessoas:

2 alheira de boa qualidade
200g de espinafres frescos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 ovos
2 batatas doce médias

Preparação:

Coloque a alheiras num pirex ou prato que possa ir ao forno e pique-as com um garfo ou palito para que não rebentem. Leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos ou até que as alheiras fiquem cozinhadas.
Lave bem as batatas doce e corte-as em rodelas não muito finas. Coloque-as numa taça e tempera-as com um pouco de sal e um fio de azeite. Envolva bem e coloque-as sem as sobrepor num tabuleiro e leve-as também ao forno até que fiquem douradas.
Numa frigideira com um pouco de azeite salteie os espinafres até que fiquem murchos, e tempere-os com sal e pimenta a gosto. Estrele os ovos num frigideira anti aderente e apenas com um fio de azeite ou num pouco de água.
Sirva as alheiras com o ovo e os espinafres e acompanhe com as rodelas de batata doce.

Bom Apetite!