De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - “Arroz” de Couve Flor e Peito de Frango Assado com Alecrim


Eu e a couve flor temos uma relação estranha. Faz quase sempre parte da lista de compras cá de casa e acaba na grande maioria das vezes no puré da sopa, porque gosto na textura cremosa que lhe confere, uma vez que há já muitos anos que não uso habitualmente batata na sopa.
Também gosto de a comer gratinada com molho bechamel e queijo ralado, mas é um acompanhamento para dias e refeições mais especiais. Outra forma de a consumir habitualmente aqui por casa é em puré. Mas estava muito curiosa com esta versão de “arroz” de couve flor, que andava a adiar preparar, sabe-se lá porquê.
Finalmente decidi-me a experimentar, até porque tenho visto imensas receitas e sugestões.
Preparei na versão mais simples, mas pode ser preparado de todas as formas que a imaginação permitir. Numa das revistas estrangeiras de culinária que compro habitualmente, vi uma versão de paelha com “arroz” de couve flor, muito colorida que também está na lista para experimentar.
Para já esta versão. Simples e bastante saborosa. Mesmo para quem não gosta assim tanto de couve flor, como é o meu caso. E também uma sugestão óptima para quem está empenhado em reduzir o consumo de arroz, massas e batatas, ou apenas a querer fazer uma alimentação mais saudável e integrar os vegetais e os legumes de outra forma.
Mais uma sugestão que vos aconselho a experimentarem e a tirarem as vossas próprias conclusões. Espero que gostem. Boa segunda feira!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 peitos de frango
1 couve flor pequena
sal e pimenta q.b.
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de sopa de coentros picados
1 raminho de alecrim
1 colher de chá de colorau
50ml de vinho branco
1 folha de louro
azeite q.b.

Preparação:

Coloque os peixinhos de frango inteiros numa assadeira e tempere-os com sal, pimenta, um dente de alho finamente picado, a folha de louro, o colorau, o alecrim e o vinho branco. Tape com papel de alumínio e leve-os ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos sem destapar.
Entretanto prepare o “arroz” de couve flor. Separe a couve flor em raminhos e coloque-os no robot de cozinha ou processador de alimentos e triture numa velocidade baixa até obter uma espécie de migalhas grossas. Reserve.
Pique a cebola juntamente com o dente de alho e leve a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois a couve flor triturada e tempere bem com sal e pimenta deixando a couve flor cozinhar, mexendo de vez em quando, o que demora entre 5 aಊ minutos. (Atenção para que não fique a couve flor muito espapaçada!) Envolva os coentros picados.
Sirva os peitos de frango com a “arroz†de couve flor e uma salada a gosto.
Este acompanhamento fica também delicioso com salmão grelhado ou no forno.

Bom Apetite!