De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Bacalhau com espirais gratinado no forno

Bacalhau com espirais no forno

Este foi o jantar de ontem lá em casa. Há dias assim (tantos!!!!), em que me esqueço de tirar o jantar pela manhã… e depois durante o dia não há nem 5 minutos de passar pelo supermercado. Entre transportes, trabalho, almoço, leva e trás, escolas e atividades extra curriculares o tempo foi-se. Haja sempre reservas pelo congelador ou na dispensa (obrigada migas de bacalhau congeladas, latas de atum, latas de salsichas e latas de feijão por existirem!) que temos o problema resolvido. E ontem foi assim… quando o meu marido me viu tirar as migas de bacalhau do congelador perguntou-me: o jantar vai ser bacalhau com? Sei lá, não faço ideia… Porque também há dias assim, em que simplesmente não fazemos ideia. E então enquanto há TPC’s, banhos e arrumações lá se vai formando a ideia do jantar. E assim nasceu este bacalhau… quando o tempo não dá para mais…

300g de massa em espirais
500g de migas de bacalhau
½ lata de tomate pelado em pedaços
100g de cogumelos frescos
2 colheres de sopa de azeitonas pretas descaroçadas e fatiadas
6 pézinhos de salsa
1 colher de chá de pasta de alho
1 pacote de molho bechamel (200ml)
70 a 80g de queijo mozarela ralado
Pão ralado, sal e azeite q.b.

Bacalhau com espirais no forno

Começar por colocar um tacho largo com água e uma pitada de sal ao lume. Quando começar a ferver colocar as migas de bacalhau (isto porque ainda estavam congeladas!) e deixar por 2 minutos. Retirar com uma escumadeira e reservar.

Na mesma água colocar as espirais e depois de levantar fervura deixar cozinhar por 5 a 6 minutos (retirar um pouco antes de chegar al dente). Escorrer para um passador e reservar. Voltar a colocar o tacho ao lume (vazio!) e colocar um fio de azeite. Acrescentar os cogumelos bem lavados e laminados e deixar corar um pouco. Adicionar o bacalhau bem escorrido e em lascas, o tomate pelado e a pasta de alho. Deixar cozinhar por uns minutos.

Acrescentar por fim a salsa picada, as azeitonas e o molho bechamel. Assim que levantar fervura, desligar o lume e juntar a massa reservada e o queijo mozarela. Envolver bem até estar o molho bem espalhado e colocar num recipiente de ir ao forno. Salpicar com pão ralado e levar ao forno apenas para gratinar.

Bom apetite!

Bacalhau com espirais no forno