De: O mundo das receitas (Ver receita )



Receita do - Bacalhau Espiritual

Nunca tinha feito esta receita de bacalhau. Foi das melhores que já fiz. É pena que as fotografias não condigam com este excelente prato. Sem dúvida a repetir


Ingredientes:
450 g de bacalhau
300 g de cenouras
100 g de azeite
2 pães
2 cebolas
2 alhos
sal e pimenta q.b.
queijo para polvilhar
2 ovos
Béchamel:
250 g de leite
1 pacote de natas
60 g de farinha
50 g de manteiga
sal e pimenta q.b.
Cozer o bacalhau e desfiá-lo. Reservar a água. Demolhar os pães na água de cozer o bacalhau e reservar.
Colocar o azeite no copo da Bimby e programar 3 minutos, temperatura Varoma, à velocidade 2.
Adicionar a cebola, as cenouras e os alhos e picar 20 segundos à velocidade 3 1/2. Seguidamente programar 15 minutos, temperatura Varoma, à velocidade 2. Mexer várias vezes durante a cozedura.
Adicionar a este preparado o bacalhau previamente desfiado e o pão bem escorrido. Programar 8 minutos, temperatura 100 °C, à velocidade 1 1/2. Temperar, se necessário, com sal e pimenta. Se estiver um pouco seco, juntar mais um pouco da água de cozer o bacalhau.
Verter o preparado para um pirex e sem lavar o copo preparar o molho béchamel: deitar todos os ingredientes no copo da Bimby à excepção das natas e dos ovos e programar 3 minuots, à temperatura 85 °C, à velocidade 4.
Incorporar as natas e as gemas dos ovos e programar mais 5 minutos à mesma temperatura e velocidade. Juntar metade deste creme ao preparado de bacalhau e misture bem. Entretanto, bater as claras em castelo e incorporar no restante creme.
Verter a mistura do béchamel com as claras em castelo por cima do bacalhau. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno a gratinar.