De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita do - Bacalhau rápido com batata palha

Hoje trago-vos ainda uma receita das férias. De dias quentes em que a vontade de acender o forno foi pouca. O Outono parece que está a querer chegar, e este prato serve mesmo qualquer estação. Um prato de bacalhau simples e rápido de fazer. Daqueles que lá em casa todos gostamos acompanhado de uma boa salada. Serviu também para aproveitar duas postas de bacalhau que sobraram de outra refeição. Deixo a sugestão:

500g de migas de bacalhau, já demolhadas (ou 2 postas de bacalhau)
6 dentes de alho
1 alho francês
1 cebola
5 folhas de couve (uma qualquer)
2 colheres de sopa de azeitonas descaroçadas
200g de batata palha
Azeite e sal q.b.

Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Quando estiver quente adicionar os alhos picados, a cebola em fatias finas, o alho francês em rodelas finas e a couve cortada e juliana. Deixar alourar e amaciar cerca deಊ minutos, em lume brando, temperando com um puco de sal e mexendo ocasionalmente. Retirar do lume e colocar no recipiente de servir.

Se utilizarem restos de bacalhau, basta desfiar e aquecer na mesma frigideira com um pouco de azeite. Se usarem as migas de bacalhau, levar a mesma frigideira ao lume, com um fio de azeite e juntar o bacalhau, deixando cozinhar até que toda a água evapore.

Juntar o bacalhau aos legumes reservados e adicionar as azeitonas e a batata palha. Envolver bem. Servir acompanhado de uma boa salada.

Bom apetite!