De: Cuecas na Cozinha - Blog de Gastronomia, Culinária e Dicas de Viagem Gourmet (Ver receita )



Receita - Bolinho de bacalhau de Santo Antonio do Pinhal

Bolinho de bacalhau de Santo Antonio do Pinhal_foto Cuecas na Cozinha

Pra começo de conversa devo dizer que só por ter a oportunidade de sentar numa estação de trem centenária, andar pelos trilhos, observar a natureza em volta e ainda ter uma vista deslumbrante do Vale do Paraíba (olhando do mirante Nossa Senhora Auxiliadora), já vale à pena visitar o Bolinho de bacalhau de Santo Antonio do Pinhal.

Se estiver em Campos do Jordão, pode chegar à estação Eugênio Lefréve onde fica o famoso Bolinho de bacalhau de Santo Antonio do Pinhal  no passeio de trem ou mesmo de carro (a distância entre Campos e Santo Antonio do Pinhal é cerca de 20km), há estacionamento no local. Se for de carro, não deixe de dar uma volta pela aconchegante cidade, famosa pelas Araucárias e a abundância de  pinhões, que costumam frequentar os cardápios dos restaurantes, assim como as trutas.

Estrada de Ferro Campos do Jordão_foto Cuecas na Cozinha

Em 1914 inciou-se a operação da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), concebida pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas (que dá nome a estação) e Victor Godinho. Seu objetivo inicial era transportar doentes tísicos para os sanatórios de tratamento, então localizados em Campos do Jordão. Com o desenvolvimento da cidade a EFCJ consolidou-se como o principal meio de acesso à região, que acabou virando uma estância turística. O traçado da ferrovia começa em Pindamonhangaba e termina em Campos do Jordão, passando pelo município de Santo Antônio do Pinhal, totalizando 47 km de extensão.

A viagem completa dura pouco mais de duas horas, mas é possível fazer apenas parte do passeio. Nesse trajeto alternam-se diversos serviços ferroviários, como o Trem de Serra, o Bonde Turístico, a Maria Fumaça, entre outros, com diferentes percursos, horários e tarifas. Leia mais nesse link do site da Estrada de Ferro Campos do Jordão .

Algumas curiosidades da EFCJ:

€“ Partindo de Pindamonhangaba, a estrada sobe as encostas íngremes da Serra da Mantiqueira num traçado sinuoso, com rampas de até 11,5% de aclive, vencidas em simples aderência.

– O traçado da ferrovia possui uma ponte construída na França, em 1924, transportada para o Brasil totalmente desmontada e edificada sobre o rio Paraíba do Sul. Sua extensão total é de 160 metros, possuindo quatro vãos sustentados por pilares em pedras talhadas a mão.

– Nela localiza-se o ponto ferroviário mais alto no Brasil, o Alto do Lajeado, atingindo 1.743 m de altitude.

Estação de trem Eugênio Lefréve_Santo Antonio do Pinhal_foto Cuecas na Cozinha

Voltando ao nosso ponto de partida o Bolinho de bacalhau de Santo Antonio do Pinhal, vale à pena provar? Vale! Além do curioso formato achatado e arredondado que não encontramos por aí, é frito na hora, bem crocante e sequinho, saboroso e com o peixe presente. Acrescente nos ingredientes um toque de reflexão, estações de trem me fazem pensar em quantas pessoas partiram, quantas chegaram e as bagagens físicas e emocionais que as acompanharam na viagem.

Serviço

Bolinho de bacalhau de Santo Antonio do Pinhal (na verdade o lugar chama Bolinho de Bacalhau & Cia ) – fica na estação de trem Eugênio Lefréve em Santo Antonio do Pinhal.

Acesse o site turístico da Prefeitura de Santo Antonio do Pinhal.