De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo Brownie de Chocolate e Framboesas


As framboesas deliciosas que tenho trazido todas as semanas do mercado biológico têm acabado, quase sempre, com iogurte natural e um pouco de granola caseira no lanche da tarde ou no pequeno almoço. As que escapam ainda têm sido consumidas em batidos, mas ainda não tinha conseguido a proeza de as utilizar numa sobremesa.
A combinação clássica de chocolate e framboesas nunca nos deixa ficar mal, e o aroma deste bolo ao sair do forno era simplesmente divinal.
Um bolo com muito sabor a chocolate e que tem uma consistência de brownie, cortado pelo fresco das framboesas é sem dúvida um dos bolos de eleição dos últimos tempos. 
O bolo é pequenino, o que é bom, porque assim come-se num instante e deixa-nos menos tempos para culpas e remorsos. Para sobremesa parece-me perfeito, acompanhado com uma bola de sorbet de framboesas…
E, sendo hoje sexta-feira, véspera de fim de semana, parece-me a sugestão perfeita para vos deixar. Espero que gostem.
Bom fim de semana! 



Ingredientes para 1 bolo pequeno:


3 ovos
200g de chocolate 70% cacau (usei da Pantagruel)
60g de manteiga
100g de açúcar amarelo
60ml de natas
40g de farinha
125g de framboesas frescas
açúcar em pó para polvilhar q.b.


Preparação:


Num tacho coloque o chocolate partido em pedaços, o açúcar, a manteiga e as natas e leve a lume brando até tudo estar derretido e ter uma mistura suave.
Noutra taça misture os ovos com a farinha até bem incorporado e acrescente depois a mistura de chocolate derretido e misture tudo novamente até obter uma mistura lisa e sem grumos.
Coloque depois a mistura numa forma de mola (com cerca de 15cm de diâmetro) previamente untada e forrada com papel vegetal. Por cima disponha as framboesas (guarde algumas para a decoração final).
Leve ao forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 35 minutos ou até o bolo estar cozido.
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Depois de frio decore com as restantes framboesas e polvilhe com um pouco de açúcar em pó.
Para uma sobremesa ainda mais perfeita, sirva com uma bola de sorbet de framboesa.


Bom Apetite!