De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Bolo Clarisse

Bolo Clarisse

No outro dia numas arrumações lá por casa fui desencantar um livro muito, mesmo muito antigo que foi oferecido a mim e à minha irmã pela minha avó paterna, a nossa avó Olga. Fui eu que fiquei com ele, uma vez que a minha irmã acabou por ficar com o exemplar da minha avó, que era ainda mais antigo, quando ela faleceu. O livro é “Escola de noivas”. Um livro delicioso de como ensinar as “senhoras” a serem umas excelentes donas de casa. Ensina um bocadinho de tudo. Organização, arrumação, limpezas, etiqueta e receitas… muitas receitas! Já não me lembrava deste pequeno tesouro e voltar a folheá-lo deixou-me completamente fascinada. Claro está que já marquei dezenas de receitas que quero experimentar e este fim-de-semana já fiz duas. O bolo Clarisse que vos trago hoje e uns biscoitos brasileiros que cá chegarão durante a semana. Para mim que já estou habituada a viver completamente integrada na era digital é um desafio ter um livro de receitas sem uma única imagem. As experiências são um verdadeiro tiro no escuro. As receitas são curtas e diretas e com poucas explicações. Pensei logo nas dezenas de mails, comentários e perguntas no facebook: e foto do interior? E o que é partido em juliana? E o ingrediente x ou y pode ser substituído por a ou b? Pois é… dantes era assim. Direto, simples e sem bonecos! E tudo se fazia! Por isso, nos próximos tempos irão surgir aqui algumas receitas das antigas com cheirinho a cozinha das nossas avós… que saudades… Hoje começo com este bolo Clarisse. Fica um bolo muito húmido e com sabor a amêndoa. Fantástico!

Bolo Clarisse

5 ovos
150g de açúcar
100g de manteiga
1 colher de sopa de mel
150g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
100g de miolo de amêndoa

Bolo Clarisse

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Eu usei amêndoa laminada e o primeiro passo foi reduzi-la a farinha com a ajuda de um robot de cozinha.

Começa-se por bater muito bem o açúcar e a manteiga. Junta-se os ovos que já devem estar batidos numa taça à parte e mistura-se novamente. Adiciona-se o mel e mistura-se novamente. De seguida junta-se a farinha e o fermento e bate-se até ficarem completamente integrados. Por último adiciona-se a farinha de amêndoa e envolve-se muito bem com a ajuda de uma colher.

Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 35 minutos. Verificar a cozedura com um palito, desenformar e deixar arrefecer.

Bom apetite!

Bolo Clarisse