De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo de Amêndoa com Doce de Ovos Pobre


A Páscoa aproxima-se. Há que fazer os folares para os afilhados e para termos cá por casa. Há o nosso habitual almoço de padrinhos e de afilhados e no domingo…bem, no domingo é dia de Páscoa e do tradicional almoço em família.
Entretanto já passou o aniversário do Miguel, que foi no passado domingo. Para o bolo de aniversário fiz o seu bolo favorito: de amêndoa e doce de ovos que, pela época em que estamos é também perfeito para uma mesa doce de páscoa.
Um bolo que sabe mesmo a amêndoa e um doce de ovos “pobre” e que rende imenso, em que os ovos são utilizados inteiros e não apenas as gemas. Parece-me a mim a maneira perfeita de terminar o almoço do dia de Páscoa ou o aniversário de algum guloso. (E o melhor elogio de todos: a pergunta “onde compraste o bolo?”)
Espero então que gostem desta minha sugestão para estes dias de “férias” que se aproximam.
Boa Páscoa!

Ingredientes:

200 gr de amêndoa com pele
200 gr de manteiga amolecida
200 gr de açucar
150 gr de farinha
6 ovos
1 colher de chá de fermento

Para o doce de ovos ”pobre”:
6 ovos
o peso dos ovos de açúcar ( os ovos são pesados antes de partir)

Fios de ovos, amêndoa laminada e açúcar em pó para decoração

Preparação:

Comece por preparar o bolo. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme macio. Junte depois as gemas e continue a bater. Acrescente agora a farinha, o fermento e as amêndoas moidas. 
Bata as claras em castelo e envolva-as ao preparado anterior.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos (atenção para não secar o bolo) numa forma bem untada e polvilhada.
Entretanto prepare o doce de ovos. Bata os ovos com o açúcar e leve ao lume numa caçarola mexendo sempre até engrossarem. Deixe arrefecer antes de utilizar.
Retire depois o bolo do forno e deixe arrefecer. Corte-o depois ao meio e recheie com metade do doce de ovos e use o restante para cobrir todo o bolo.
Decore a gosto com amêndoa laminada torrada, fios de ovos e açúcar em pó.

Bom Apetite!