De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo de Banana com Chocolate e Amêndoas


Aqui por casa, os bolos preparados à sexta feira ou durante o fim de semana, quase que não sobrevivem ao inicio da nova semana. Ainda em casa, e mais “resguardados” por causa do pequeno António, as visitas dos amigos e familiares são quase constantes – principalmente ao fim de semana – e entre um cafézinho ou uma chávena de chá, os meus bolos são o acompanhamento que se arranja, e têm sido sempre bastante apreciados. Acontece que na segunda feira, raramente existe bolo. E muitas vezes a dificuldade é mesmo conseguir fotografá-los antes que exista apenas uma fatia.
A semana passada o bolo de maçã com caramelo e canela nem deu para grandes fotos, mas era uma repetição de uma receita já aqui publicada. E este fim de semana, já o bolo estava a meio quando teve direito a uma foto. Só posso dizer uma coisa: Quem provou gostou muito e teve quase sempre direito a repetição.
Aconselho a experimentarem que vale a pena. E leva apenas um ovo e aproveita as bananas maduras…



Ingredientes:


3 bananas médias maduras
125g de manteiga derretida
1 ovo batido
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 e 1/2 chávena de farinha
3/4 de chávena de açúcar
50g de pepitas de chocolate
50g de chips de banana desidratada + para decorar
1/2 chávena de amêndoas grosseiramente picadas


Preparação:


Comece por esmagar as bananas e misture-lhes a manteiga previamente derretida. Acrescente o açúcar e o ovo batido Misture bem e junte o bicabornato de sódio, a farinha, as pepitas de chocolate, a banana desidratada e as amêndoas picadas grosseiramente e misture até todos os ingredientes estarem bem misturados.
Coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada de farinha e polvilhe a superfície com a restante banana desidratada. Leve ao forno já aquecido a cerca de 180ºC  durante 40 a 45 minutos ou até o bolo estar cozido.
Retire e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar.


Bom Apetite!