De: As receitas lá de casa (Ver receita )



Receita - Bolo de caramelo e amêndoa

Véspera de fim-de-semana e deixo-vos a receita de um bolo. Sabe bem acender o forno. As casas estão frias e o calor é bem-vindo. Se fizerem um assado, aproveitem o forno quente e enquanto almoçam põe um bolo a cozer para o lanche. Lá em casa acontece isto com alguma frequência. Desta vez trago-vos um bolo de caramelo, adaptado de uma receita de uma Teleculinária Robot de Cozinha. Tirei um bocadinho de farinha porque acrescentei amêndoa e roubei também um bocadinho no açúcar e no caramelo porque tive medo que ficasse muito intenso. E ficou tudo no ponto! Um dos melhores bolos dos últimos tempos!

6 ovos
100g de margarina vegetal amolecida
200g de açúcar
80g de caramelo líquido
100g (ml) de leite
80g de amêndoa laminada (reservar uma colher de sopa para salpicar sobre o bolo)
230g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de açúcar branco. Reservar.

Começar por separar as gemas das claras. Bater as claras até ficarem em castelo firme. (Com acessório misturador no copo do robot 6 min., vel. 4). Reservar numa tigela.

Bater as gemas com a margarina, o caramelo líquido, o leite e o açúcar (no copo, retirar o acessório misturador e ligar 30 seg., vel. 6). Juntar o fermento, a farinha e as amêndoas e bater até estar tudo bem integrado (mais 30 seg., vel. 6). Juntar esta massa às claras reservadas e envolver delicadamente, sem bater, mexendo com uma colher de baixo para cima. Colocar a massa na forma e salpicar com amêndoa laminada. Levar ao forno cerca de 35-40 minutos.

Verificar a cozedura, retirar do forno, aguardar 5 a 10 minutos e desenformar.

Bom apetite!