De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo de Cenoura e Laranja – sem glúten, sem ovos e sem lacticínios

O World Baking Day (www.facebook.com/worldbakingday ) é já domingo. O dia em que se quer colocar toda a gente a fazer bolos. Já vos desafiei, e volto a desafiar para, no domingo, fazerem um bolo e partilharem nas vossas páginas de facebook, na página do As Minhas Receitas by Colher de Pau ou na página do World Baking Day. (E se quiserem colocam a hastag #worldbakingday).
Mas nesta ideia de colocar todos a fazer (e a comer) bolos levou-me a pensar noutras coisa. Naqueles que têm intolerâncias alimentares – principalmente ao glúten, ovos e lacticínios – e que de uma maneira geral não podem comer os bolos convencionais que normalmente fazemos. Foi por isso que me lembrei de experimentar um bolo diferente. Sem glúten, ovos ou lacticínios. Um bolo que ficou bastante húmido e saboroso, e que permite que quem tem estas intolerâncias possa também fazer parte deste dia. Fica aqui mais uma sugestão para o vosso World Baking Day.
Entretanto, há umas semanas atrás recebi uma encomenda muito especial da empresa A Metalúrgica Bakeware Productions SA – www.ametalurgica.pt  Sabiam que eles são os maiores fabricantes de formas de bolos a nível mundial? E são portugueses. E eu, como provavelmente a maioria de vós, nem sabia que esta empresa existia. A Metalúrgica (www.facebook.com/ametalurgica ) envio-me algumas formas para experimentar, e eu, que sou um bocadinho esquisita com as formas, posso garantir que gostei mesmo muito destas. Os bolos cozem uniformemente e saem perfeitamente e sem dificuldades. E as formas são muito fáceis de limpar e lavar, coisa que eu detesto fazer! E estejam atentos ao facebook do blogue e saibam como podem ganhar formas de bolo de A Metalurgica!
Até lá não se esqueçam do World Baking Day. Escolham um bolo para fazer e domingo toca de rumar à cozinha, ligar o forno e fazer um bolinho. O fim de semana de chuva até parece ajudar este movimento. Eu cá continuo com a ideia de colocarmos Portugal inteiro a fazer bolos e, no domingo, quero ver o facebook inundado de bolos. Bonitos ou menos bonitos, simples ou elaborados, escangalhados ou perfeitinhos, Queques ou tortas, Não interessa. Um bolo no domingo para celebrar o WBD e para saborear com os que amamos.
(E no domingo, diaಒ, haverá excepcionalmente uma receita aqui no blogue. Para assinalar o World Baking Day!)

Ingredientes:

250g de cenoura ralada
2 bananas pequenas
1 laranja
200g de farinha de milho
50g de maisena
150g de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
150ml de vaqueiro líquida (100% vegetal)

Preparação:

Descasque as bananas e misture-as com o sumo de laranja e triture com a varinha mágica até obter uma papa. Junte depois a cenoura ralada à mistura de banana e acrescente a raspa de laranja e a vaqueiro líquida. Misture bem.
Noutra taça misture a farinha de milho, a maisena , o açúcar e o bicarbonato de sódio.
Junte as duas misturas envolvendo bem e coloque numa forma de bolo retangular, tipo bolo inglês, previamente untada e polvilhada com farinha de milho.
Alise a superfície e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido.

Bom Apetite!