De: As Minhas Receitas (Ver receita )



Receita - Bolo de Iogurte com Laranja e Água de Rosas

Uma variante do bolo de iogurte que se faz cá em casa, desta vez com manteiga. A receita habitual cá de casa leva óleo, mas como já recebi vários pedidos para substituição por pessoas que não querem usar o óleo na receita, resolvi testar com manteiga. Resultou lindamente. Apenas acho que com óleo (e eu uso sempre óleo de girassol) o bolo de jantem húmido e fofo por mais tempo….
Para não ser um bolo de iogurte convencional e tradicional, optei pelo aroma da laranja e da água de rosas, tanto na massa, como numa calda que optei por colocar. O aroma a rosas é muito ténue, pelo que não tenham receio desta combinação menos usual.


Entretanto aproveito para informar que este domingo, dia 7 de Junho, estarei na Feira do Livro de Lisboa, pelas 16h30, no pavilhão da Esfera dos Livros para os habituais autógrafos e dois dedos de conversa com todos aqueles que quiserem e puderem por lá passar. Terei todo o gosto em vos conhecer ou reencontrar!



Ingredientes:


1 copo de iogurte natural (125g)
150g de manteiga
raspa de 1 laranja
2x o copo do iogurte de açúcar
3x o copo de iogurte de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos
2 colheres de sobremesa de água de rosas para uso alimentar (encontram facilmente è venda em lojas de produtos naturais, tipo Celeiro, ou em lojas de produtos orientais)


Calda:
Sumo de 1 laranja
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água de rosas


Preparação:


Numa taça coloque a manteiga amolecida, o iogurte, a raspa da laranja, o açúcar, a farinha, o fermento, a água de rosas e os ovos. Com a ajuda de uma bebedeira, bata até obter um creme homogéneo e sem grumos.
Coloque a mistura numa forma com buraco, previamente untada e polvilhada com farinha e leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.
Entretanto misture o sumo de laranja com o açúcar e a água de rosas para preparar a calda e leve ao lume, num tachinho, apenas para dissolver o açúcar.
Quando o bolo estiver cozinhado, retire do forno e pique-o com a ajuda de um palito. Verta a calda sobre o bolo ainda quente e deixe repousar uns minutos antes de desenformar.


Bom Apetite!